Para melhorar o serviço, ampliar conhecimento e cuidar melhor da população, profissionais de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde de Caxias se reuniram no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, para uma capacitação, realizada pela equipe multiprofissional de atenção domiciliar do Programa Melhor em Casa, que assiste pessoas em domicílio há 4 anos em Caxias. Atualmente 90 pessoas estão sendo acompanhadas no município.

Camila Lopes, coordenadora do Programa Melhor em Casa, ressaltou que o momento também foi de entender como funciona o fluxo do programa. “É um programa do governo federal que garante a continuidade do atendimento dos usuários que tem uma redução de mobilidade, que não conseguem se deslocar até a unidade de saúde e precisam dessa assistência dentro do domicílio. Nós reunimos os enfermeiros nessa expectativa de trazer o alinhamento do que é o programa, de como funciona e quais são os usuários com perfil”, contou.

Além de esclarecer as diretrizes, fluxo e atribuições do Programa, também foram debatidos no treinamento o manejo de dispositivos invasivos, como traqueostomia, gastrostomia, entre outros. A enfermeira, Josélia Leandra, foi responsável pelo treinamento. “Estamos aqui para passar para os nossos profissionais enfermeiros como fazer a sondagem vesical de demora, a sondagem nasogástrica e como proporcionar isso de uma maneira adequada, eficiente e de todas as técnicas possíveis”, explicou.

Entre anotações e demonstrações prática, o treinamento reforçou protocolos, esclareceu dúvidas e aproximou ainda mais as equipes que lidam com procedimentos sensíveis. Nyara Marques, enfermeira da UBS do Povoado Buenos Aires, destacou a importância do treinamento. “O programa, existe há quatro anos, os enfermeiros são conhecedores, mas como tiveram muitas mudanças, alguns profissionais saíram, outros entraram, é necessário que se fizesse essa recapitulação e treinamento de alguns procedimentos que são a nível hospitalar, mas que nós da UBS também podemos realizar, para que não sobrecarregue a essa equipe do EMAD”, finalizou.





