Nesta quarta-feira (26), uma programação especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e à campanha pelo Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher foram realizadas no Centro de Referência da Assistência Social Mutirão/João Viana. As atividades reuniram crianças, adolescentes, idosos e famílias assistidas pelos serviços socioassistenciais.

“Eu sou de um tempo, em que os velhos não eram lembrados para os eventos. E, aqui hoje estão enxergando os idosos nas ações. Eu acho importante esta valorização. Faz tempo que eu frequento aqui e não largo não”, disse Raimundo Gonçalves, assistido.

Ao longo do mês de novembro, a Secretaria Municipal de Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa, está realizando ações alusivas ao Dia da Consciência Negra em todos os equipamentos sociais. A proposta é valorizar a identidade da população negra, elencando memórias e a história, além de manifestações culturais.
“Falamos da importância do combate ao racismo, a importância do sistema de cotas, eliminar algumas palavras do nosso vocabulário. É importante falar de respeito, e a importância da pluralidade, da miscigenação e das diferenças”, destaca Taynan Rocha, psicóloga.

A programação contou com apresentações de capoeira, desfile temático, penteados afros e exposição de comidas típicas, ressaltando a importância da representatividade e do respeito à diversidade cultural e combate ao racismo e à discriminação racial.
“Nós estamos aqui para levar a conscientização também, porque em pleno século XXI tem pessoas que ainda sofrem preconceito. E, nós estamos mostrando que somos resultado da mistura de raças, e a nossa intenção e a conscientização, o respeito e a importância da diversidade do povo”, disse Ana Célia, supervisora do Centro de Referência da Assistência Social Mutirão/João Viana.

Ainda dentro da programação do dia, foi realizada a palestra sobre a eliminação da violência contra a mulher, com foco na conscientização sobre os tipos de violência, canais de denúncia, rede de proteção e direitos garantidos às mulheres. A ação teve como objetivo fortalecer o debate, orientar o público atendido e incentivar atitudes de prevenção e enfrentamento à violência doméstica.














