A abertura da Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulheres e Meninas reuniu representantes da rede de proteção à mulher em Caxias, com representantes de instituições parceiras públicas parceiras, nesta sexta-feira (28), no auditório da Prefeitura de Caxias.

“Hoje estamos fortalecendo a parceria com a rede de enfrentamento a violência contra a mulher. Vamos falar sobre a Lei Mulheres Mais Seguras, para tornar os estabelecimentos deles, locais mais seguros para as mulheres também”, frisa Rafaela de Alencar, coordenadora do Centro de Referência e Atendimento à Mulher.
A campanha, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres, tem como objetivo promover a conscientização, prevenir e combater todas as formas de violência contra a mulher, abrangendo desde agressões físicas e psicológicas até violências patrimonial, sexual e institucional.

“Nas rodovias federais nós atuamos, e encontramos casos de abusos em coletivos, e nós atuamos auxiliando no combate à violência contra a mulher. Nós nos colocamos a disposição para ajudar e garantir esta proteção que a mulher merece”, destaca Lindomar, Inspetor da Polícia Rodoviária Federal.
“Estamos nesta labuta diária para combater a violência. E, quanto mais informação, a gente vai diminuir estes índices. Hoje a Patrulha é fiscalizar as medidas protetivas, a gente acompanha e faz ações para inibir a violência doméstica”, ressalta Sargento Cruz, Patrulha Maria da Penha.

“Em contextos em que há uma violência física ou psicológica o Corpo de Bombeiros já realizou atendimentos. Nós já tivemos ocorrências neste contexto. E, o lançamento da campanha vem evitar a violência”, frisa Lucas Silva, Tenente do Corpo de Bombeiros
Durante o evento, também foi lançado o Projeto Mulheres Mais Seguras e foi anunciada mais um edital que será lançado nos próximos dias para o Programa Empresa Amiga da Saúde da Mulher, uma ação que visa estimula a participação do setor produtivo na promoção da saúde feminina.

“Nesta semana nós estamos levando através dos nossos técnicos informações às escolas para diminuir a violência contra a mulher. Nós estamos conversamos hoje também com o Programa Empresa Amiga da Saúde da mulher para que ações do Projeto Mulheres Mais Seguras possam salvar mais vidas”, destaca Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres.
























