A Unidade de Pronto Atendimento de Caxias (MA) realizou um novo treinamento do Projeto Boas Práticas em Cardiologia nesta quinta-feira (27). A iniciativa é desenvolvida pela Prefeitura de Caxias e pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital do Coração de São Paulo.

O projeto em funcionamento há mais de um ano na unidade, qualifica o atendimento de pacientes com suspeita de Infarto Agudo do Miocárdio, Síndrome Coronária Aguda, Acidente Vascular Cerebral e sepse. A estrutura conta com suporte de cardiologistas do Hospital do Coração, por meio da telemedicina, disponível 24 horas por dia.

O protocolo inclui o envio imediato do eletrocardiograma para análise dos especialistas, o que agiliza o diagnóstico e a tomada de decisão clínica. A Unidade Pronto Atendimento de Caxias se tornou referência no atendimento de emergências cardíacas, graças à integração entre a equipe local e o Hospital do Coração.
Durante a visita técnica, profissionais receberam orientações, avaliaram o andamento das atividades e receberam novas diretrizes para aperfeiçoamento dos processos assistenciais.

APOIO 24H PARA DECISÕES RÁPIDAS – O diretor clínico da unidade, Julio Tinoco, destaca que o projeto fortalece a segurança e a qualidade da assistência. “Ter o suporte do HCOR é fundamental. Enviamos o eletrocardiograma pela internet e o retorno do laudo é rápido. Quando há necessidade de algum tratamento específico, os especialistas entram em contato e orientam as condutas. Isso facilita muito o atendimento, principalmente nas emergências cardíacas e hipertensivas, que são frequentes na nossa unidade”, destaca.

DIAGNÓSTICO MAIS RÁPIDO E REDUÇÃO DO RISCO DE ÓBITO – O diretor geral da Unidade de Pronto Atendimento, Amos Uchoa, reforça que a telemedicina tem sido decisiva para salvar vidas. “Com o projeto, o diagnóstico do paciente com suspeita de infarto é feito em menos tempo. Ele é medicado rapidamente e passa por consulta imediata com um cardiologista via telemedicina. Isso reduz o risco de óbito e melhora os resultados. Estamos treinando nossa equipe para garantir que todos os casos de maior gravidade sejam identificados e tratados com agilidade”.

O Consultor do Hospital do Coração, Emerson Matos explicou que o projeto está avançando para uma nova fase. “Agora estamos no terceiro eixo, que inclui melhorias nos processos internos e a implementação dos protocolos de AVC, síndrome coronariana e sepse. Vamos monitorar tempos, resultados e trabalhar para reduzir o tempo de passagem do paciente na unidade. O objetivo é tornar o atendimento ainda mais eficiente e seguro.”

Com mais tecnologia, treinamento e integração entre equipes locais e especialistas do Hospital do Coração, a Unidade de Pronto Atendimento de Caxias segue ampliando sua capacidade de salvar vidas e oferecer um atendimento cada vez mais qualificado para quem mais precisa.











