Estudantes do município recebem medalhas de Ouro, Prata e Bronze nas Olimpíadas de Matemática das Escolas Municipais

Alunos, professores e familiares participaram do evento de premiação da 2ª edição da Olimpíada Caxiense de Matemática das Escolas Municipais, realizado nessa sexta-feira (28). Entre os destaques da cerimônia, as estudantes Francisca Emanuelle e Manuella Holanda receberam a medalha e premiação de nível ouro, reconhecimento pelo bom desempenho nas provas da competição.

Francisca Emanuelle foi premiada em primeiro lugar pelo segundo ano seguido e falou sobre a alegria. “Muito feliz, é uma alegria que não consigo descrever em palavras. Quero poder ver as pessoas sentindo a mesma coisa que estou sentindo agora”, contou.

“Me sinto muito lisonjeada por ter conseguido esse mérito tão grande que é o de receber o segundo lugar e a medalha de ouro na escola. Eu gostaria de agradecer aos meus professores, o professor Olivan, que me apoiou na matemática. A minha escola, ao Tenente Barbosa e à Tenente Manoel, por sempre me apoiarem na matemática e me incentivarem a nunca desistir”, frisou Manuella Holanda, aluna premiada em 2º lugar.

Ao lado das vencedoras, as mães acompanharam a entrega da premiação e não esconderam o orgulho. Nara Holanda, mãe de Manuella Holanda, falou da emoção. “Para mim é uma satisfação muito grande ver a minha filha tão nova já conquistando voos tão altos, em decorrência do estudo. Ela sempre foi muito dedicada e só tem a ganhar. É só o começo de uma grande jornada”, disse.

“Ela gosta da matéria, gosta do estudo, ela tem sempre o incentivo dos professores, agora tem o incentivo da Olimpíada. Está sendo muito importante, muito bom pra ela”, frisou Ana Maria, mãe da Francisca Emanuelle.

Os professores também foram reconhecidos pelo trabalho desenvolvido ao longo da preparação. Para os profissionais, o momento representou o reforço da importância da valorização do ensino. “Eu acho bom porque a gente está sendo valorizado, o trabalho está sendo reconhecido e que a gente continue exercendo essa função, que é levar a educação e o conhecimento para esses alunos”, contou o professor homenageado, Olivan Sousa.

Nesta edição, a OCMEM reuniu 6.636 alunos, de 41 escolas da sede e do campo, mobilizando estudantes em torno de desafios que priorizaram o raciocínio lógico e dedutivo. Ao todo, 60 medalhistas, sendo de ouro, prata e bronze, nos níveis alfa e beta, foram homenageados durante o evento.

“Estamos na segunda edição das Olimpíadas de Matemática da Rede Municipal e o sucesso está vindo novamente, com muito êxito. A Secretaria de Educação, na pessoa do Dr. Adenilson Dias, do prefeito de Caxias, Gentil Neto, estamos todos de parabéns”, frisou a Secretária Adjunta da Educação, Alexsandra Maciel.

A Olimpíada Caxiense de Matemática das Escolas Municipais tem como objetivo difundir a matemática, identificar jovens talentos e estimular o desenvolvimento de novas potencialidades entre os estudantes da rede municipal.

O presidente da Olimpíada Caxiense de Matemática das Escolas Municipais, Gleyson Silva, falou sobre a finalização de mais uma edição. “Uma sensação de alívio primeiro, porque é muito trabalhoso, mas, graças a Deus, eu tenho uma comissão muito boa que trabalha comigo. Nós, da comissão, tivemos um trabalho árduo e a sensação é de dever cumprido. Agora, na cerimônia de premiação, é muito bom ver a felicidade nos olhos das crianças e dos familiares”, finalizou.