Jovens de equipamentos socioassistenciais participam do 1º Viva a Arte

Música, esporte, premiações e apresentações culturais marcaram o encerramento da primeira edição do projeto Viva a Arte. O evento reuniu crianças e adolescentes dos equipamentos sociais da Secretaria Municipal de Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa de Caxias, em duas tardes de muita interação e convivência.

A Areninha da Volta Redonda foi o palco escolhido para esse evento, onde Capoeira e Karatê chamaram atenção com movimentos e golpes que misturaram disciplina e ritmo. A professora de Capoeira, Rosimeire Almeida, falou sobre a importância da ação. “O esporte é de suma importância, seja qual for, é um instrumento de inclusão social. Nossos equipamentos abrem as portas para isso e hoje, no segundo dia, é dia de mostrar a capoeira. Os alunos vão dar o máximo e estamos aqui para levantar a bandeira da capoeira também”, disse.

“Aqui está sendo um dia muito especial para nós da capoeira, porque a gente pode levar o esporte para todo mundo”, contou o capoeirista e assistido do Centro da Juventude do bairro Volta Redonda, Luís Henrique.

“É muito importante esse evento, serve para incentivar nossos jovens a participarem do esporte”, contou o lutador de Karatê e assistido do Centro de Referência da Assistência Social do bairro Bacuri, Dicleison Moreira.

Além das artes marciais, os participantes também realizaram apresentações culturais que valorizaram a cultura negra e reforçaram o objetivo do Viva a Arte de valorizar talentos, estimular a criatividade e fortalecer vínculos.

Thalison Oliveira, assistido do Centro da Juventude do bairro Volta Redonda, se apresentou no evento e falou da importância do projeto. “Esse projeto tira vários jovens das ruas que poderiam estar fazendo coisa errada, mas estão aqui produzindo arte e alimentando a cultura da cidade e do estado”, disse.

O encerramento também foi momento de celebração esportiva. As equipes dos campeonatos de Futebol Society e Vôlei receberam troféus e medalhas. A equipe do Ibrahim Victor, assistido do Centro da Juventude do bairro Volta Redonda, foi campeã na categoria sub-13 do campeonato de futebol. “Foi muito bom, passamos por dificuldades, mas deu tudo certo. Todo mundo participou, jogamos bem, buscamos a liderança e fomos campeões. O evento foi muito legal, muito bom, que possam fazer mais vezes”, elogiou.

O Projeto Viva a Arte concluiu sua edição reunindo cultura, esporte e convivência. “Hoje a Secretaria de Proteção Social encerra o projeto Viva a Arte com a apresentação de vários equipamentos. Tivemos capoeira, karatê, desfile da Beleza Negra e algumas apresentações também de arte da parte da Consciência Negra”, finalizou Yago Santos, coordenador de esportes da Secretaria Municipal de Proteção Social.