I Seminário de Práticas Exitosas da Gestão Escolar destaca ações inovadoras da Rede Municipal

O Centro de Treinamento João Paulo II foi palco do I Seminário de Práticas Exitosas da Gestão Escolar, um evento que reuniu gestores, coordenadores e educadores da Rede Municipal para compartilhar experiências que estão transformando as unidades de ensino. O encontro apresentou iniciativas que vão da parte administrativa, pedagógica e financeira. A professora Doutora, Franc-Lane Sousa, ministrou a palestra magna, com o tema: Gestão que Inspira, Experiências que Transformam.

“A escola produzir e socializar o saber, é preciso que o gestor esteja fazendo o projeto e compreenda o ensino aprendizagem. É importante que ele faça estudos de caso, relatos de experiência, e estamos aqui vendo o gestor com protagonismo e transformando suas realidades”, destaca Franc-lane Sousa, Doutora em Educação.

“Tudo que tiver êxito tem que ser compartilhado, e temos que divulgar para todas as escolas. Temos que copiar o que é bom”, disse Eugênio Coutinho, vice-Prefeito de Caxias.

“Cada prática maravilhosa sendo apresentada hoje aqui. Nós temos um público de gestores, professores, e estamos felizes com este seminário de gestão”, destaca Alexsandra Maciel, secretária adjunta de ensino.

“Hoje é um dia especial para nós que fazemos educação. O objetivo é socializar as práticas das escolas. As várias escolas da rede da sede e do campo, eles estão aqui mostrando o que dá certo”, disse Elizangela Martins, coordenação de gestão escolar.

Entre os destaques, esteve o Projeto Cultivando e Semeando Valores, desenvolvido pela Escola Costa Sobrinho, no bairro Pirajá.

“Todo mês trabalhamos um valor, como: Amizade, Afeto, Empatia. E, nós aprendemos a nos colocar no lugar do outro, respeitar. A diretora ensina os alunos a não fazer Bullying, não bater, e as pessoas que são diferentes de você, não fazer brincadeira de mau gosto”, Ana Beatriz, aluna da escola Costa Sobrinho.

A gestão vai muito além do trabalho burocrático. São muitos projetos que tem feito a diferença. E o nosso projeto Cultivando e Semeando Valores envolve toda a comunidade”, disse Geovana Santos, gestora da escola Costa Sobrinho.

Outra experiência inspiradora veio da Escola Santa Catarina de Labouré, que apresentou um projeto voltado para o incentivo à leitura e à escrita, que fizeram parte de outros 100 projetos expostos, como o caso do CEI Rosina e Creche Marline dos Santos.

“O projeto desenvolve a leitura e escrita, onde os professores desenvolvem este trabalho dentro das salas e levam estes alunos, por meio de práticas lúdicas a terem um melhor desenvolvimento das suas práticas em sala de aula”, destaca Francisco Cássio, Gestor da escola Santa Catarina de Labouré.

“Nós trabalhamos com o reaproveitamento das frutas. E, nós conseguimos desenvolver práticas, mostrando para as famílias que são formas de preservar o meio ambiente. O tema deste ano, foi ‘Pante e Doe uma Planta”, ressalta Eurides de Oliveira, gestora da Centro de Educação Infantil Marline Feitosa.

“Nós estamos desenvolvendo um projeto de preservação do meio ambiente com a horta escolar. Nós procuramos estreitar os laços da criança com o meio ambiente, para que se desenvolva desde cedo a consciência ambiental”, destaca Edilana, do Centro de Educação Infantil Rosina.

A zona rural também se fez presente. A Escola Zeferino Borges, do povoado Sussuarana, chamou atenção ao mostrar como a educação pode ir além da sala de aula tradicional. Em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), os alunos estão aprendendo a construir até mesmo foguetes.

“É extremamente relevante para os alunos, e os nossos estudantes estão envolvendo matemática e ciência aplicado na prática. É uma equipe da zona rural, que tem ganhado destaque na construção de foguetes em Caxias”, frisa Elcio, professor da escola Zeferino Borges.

“A gente levou a tecnologia para eles aprenderem a fazer em 3D. É uma parceria entre o Serviço Social da Indústria com a escola Zeferino Borges. A nossa parceria a principio tem duração de seis meses, e nós ensinamos eles a trabalharem com a modelagem em 3D”, destaca Diego Santos, professor do Serviço Social da Indústria.