O Centro de Treinamento João Paulo II foi palco do I Seminário de Práticas Exitosas da Gestão Escolar, um evento que reuniu gestores, coordenadores e educadores da Rede Municipal para compartilhar experiências que estão transformando as unidades de ensino. O encontro apresentou iniciativas que vão da parte administrativa, pedagógica e financeira. A professora Doutora, Franc-Lane Sousa, ministrou a palestra magna, com o tema: Gestão que Inspira, Experiências que Transformam.

“A escola produzir e socializar o saber, é preciso que o gestor esteja fazendo o projeto e compreenda o ensino aprendizagem. É importante que ele faça estudos de caso, relatos de experiência, e estamos aqui vendo o gestor com protagonismo e transformando suas realidades”, destaca Franc-lane Sousa, Doutora em Educação.

“Tudo que tiver êxito tem que ser compartilhado, e temos que divulgar para todas as escolas. Temos que copiar o que é bom”, disse Eugênio Coutinho, vice-Prefeito de Caxias.
“Cada prática maravilhosa sendo apresentada hoje aqui. Nós temos um público de gestores, professores, e estamos felizes com este seminário de gestão”, destaca Alexsandra Maciel, secretária adjunta de ensino.

“Hoje é um dia especial para nós que fazemos educação. O objetivo é socializar as práticas das escolas. As várias escolas da rede da sede e do campo, eles estão aqui mostrando o que dá certo”, disse Elizangela Martins, coordenação de gestão escolar.
Entre os destaques, esteve o Projeto Cultivando e Semeando Valores, desenvolvido pela Escola Costa Sobrinho, no bairro Pirajá.

“Todo mês trabalhamos um valor, como: Amizade, Afeto, Empatia. E, nós aprendemos a nos colocar no lugar do outro, respeitar. A diretora ensina os alunos a não fazer Bullying, não bater, e as pessoas que são diferentes de você, não fazer brincadeira de mau gosto”, Ana Beatriz, aluna da escola Costa Sobrinho.
“A gestão vai muito além do trabalho burocrático. São muitos projetos que tem feito a diferença. E o nosso projeto Cultivando e Semeando Valores envolve toda a comunidade”, disse Geovana Santos, gestora da escola Costa Sobrinho.

Outra experiência inspiradora veio da Escola Santa Catarina de Labouré, que apresentou um projeto voltado para o incentivo à leitura e à escrita, que fizeram parte de outros 100 projetos expostos, como o caso do CEI Rosina e Creche Marline dos Santos.
“O projeto desenvolve a leitura e escrita, onde os professores desenvolvem este trabalho dentro das salas e levam estes alunos, por meio de práticas lúdicas a terem um melhor desenvolvimento das suas práticas em sala de aula”, destaca Francisco Cássio, Gestor da escola Santa Catarina de Labouré.

“Nós trabalhamos com o reaproveitamento das frutas. E, nós conseguimos desenvolver práticas, mostrando para as famílias que são formas de preservar o meio ambiente. O tema deste ano, foi ‘Pante e Doe uma Planta”, ressalta Eurides de Oliveira, gestora da Centro de Educação Infantil Marline Feitosa.
“Nós estamos desenvolvendo um projeto de preservação do meio ambiente com a horta escolar. Nós procuramos estreitar os laços da criança com o meio ambiente, para que se desenvolva desde cedo a consciência ambiental”, destaca Edilana, do Centro de Educação Infantil Rosina.

A zona rural também se fez presente. A Escola Zeferino Borges, do povoado Sussuarana, chamou atenção ao mostrar como a educação pode ir além da sala de aula tradicional. Em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), os alunos estão aprendendo a construir até mesmo foguetes.
“É extremamente relevante para os alunos, e os nossos estudantes estão envolvendo matemática e ciência aplicado na prática. É uma equipe da zona rural, que tem ganhado destaque na construção de foguetes em Caxias”, frisa Elcio, professor da escola Zeferino Borges.

“A gente levou a tecnologia para eles aprenderem a fazer em 3D. É uma parceria entre o Serviço Social da Indústria com a escola Zeferino Borges. A nossa parceria a principio tem duração de seis meses, e nós ensinamos eles a trabalharem com a modelagem em 3D”, destaca Diego Santos, professor do Serviço Social da Indústria.















