Escritório Social completa 2 anos e celebra no Mirante da Balaiada

Caxias comemorou 2 anos de mais um serviço que muda vidas: o Escritório Social. O órgão, impulsionado pelo Conselho Nacional de Justiça, Tribunal de Justiça e vinculado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres, trabalha para facilitar a reintegração social de egressos do sistema prisional, oferecendo acesso gratuito a uma rede de assistência social, educação, trabalho, documentação e saúde.

A coordenadora do Escritório Social, Dayane Santana, destacou o trabalho da instituição. “Hoje o Escritório Social atende 72 pessoas, dentre elas egressos e familiares. Esses egressos são pessoas que já cumpriram pena em regime fechado e hoje estão em fase de liberdade, e a gente está aqui para poder tentar ajudar, recomeçar, reconstruir vidas”, frisou.

O diretor de segurança da Unidade Prisional, Paulo Neto, falou da parceria com o Escritório Social para a reintegração de egressos do sistema prisional na sociedade. “No Escritório Social, ele pode estar retirando documento, tem uma inclusão social, tem apoio psicológico, pode resolver questão jurídica. Além disso, trabalha em parceria com o Judiciário, e isso é importante, pois há muito atraso processual, há uma demanda muito grande que o Judiciário não consegue absorver, e o Escritório Social está tentando atingir o público necessário para realmente trazer esse retorno social que se espera. A curto prazo ainda é tímido, mas a gente entende que nos próximos anos vai ser bastante proveitoso para toda a sociedade, impactando na diminuição de crimes e na ressocialização de todos”, disse.

O objetivo é abrir caminhos para que os assistidos e seus familiares tenham a chance de reconstruir suas vidas com dignidade. “Eu tenho que agradecer ao Escritório Social pela oportunidade, porque antes as pessoas saíam e não tinham oportunidade de emprego, de acolhimento. A gente chega em um local de trabalho, as pessoas veem o nome e já olham a gente com outros olhos, não dão oportunidade. Já no Escritório Social, não: lá é uma ponte que está acolhendo a gente e as nossas famílias. O Escritório Social dá apoio, oportunidade, acompanhamento psicológico e jurídico também, nos orienta”, contou o assistido pelo Escritório Social, que preferiu não ser identificado.

A unidade dispõe de uma equipe multiprofissional formada por psicólogo, assistente social, psicopedagogo e advogado, além de profissionais de apoio. O Escritório Social de Caxias mantém ainda parcerias com instituições educacionais e profissionalizantes, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Instituto Federal do Maranhão.

O instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Jean Weberth, ressaltou o trabalho desenvolvido com os assistidos: “O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial tem um leque de cursos a ofertar, cursos profissionalizantes, e a parceria com o Escritório Social é para proporcionar a qualificação profissional dos egressos e dos seus familiares, para que os ajude a retornar o mais rápido possível ao mercado de trabalho”, disse.

O evento de comemoração aconteceu no Mirante da Balaiada e reuniu profissionais, equipe, autoridades e assistidos pela unidade. “Dois anos levando cidadania para a família de egressos e para as pessoas que estão no sistema prisional de Caxias. Nosso propósito é esse: transformar vidas através da cidadania, da interação social e do encaminhamento para o mundo do trabalho”, finalizou Fracyanne Barradas, secretária adjunta de Direitos Humanos.