Estudantes de Caxias são destaque estadual e recebem premiação do Concurso MPT na Escola

Prevenção ao trabalho infantil e incentivo à permanência na escola foram os temas transformados pelos alunos da Rede Municipal de Ensino de Caxias em músicas, contos, poesias e desenhos. As produções ganharam destaque e foram reconhecidas a nível estadual no prêmio MPT na Escola 2025.

Joselma Coutinho, responsável pelo prêmio MPT na Escola 2025, ressaltou a importância da premiação: “É muito importante porque os alunos podem relatar, através de obras literárias como poesia, conto, desenho e música, um tema muito importante, que é o combate ao trabalho infantil. Esses alunos produziram e, através dessa produção, foram premiados tanto na rede municipal quanto na rede estadual”, disse.

O MPT na Escola é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho com o objetivo de conscientizar e combater o trabalho infantil, através da comunidade escolar, envolvendo alunos, professores e a sociedade. Ao todo, 13 alunos, 7 professores e 7 escolas de Caxias foram premiados com tablets, em uma solenidade que aconteceu na Secretaria Municipal de Educação.

A professora premiada, Daniela Silva, falou sobre a trajetória para a construção do projeto: “Quando recebemos a proposta, trilhamos uma trajetória em sala de aula para que eles pudessem chegar nesse mérito, que é todo deles. Construímos devagar, estudamos como fazer uma música, foi um pouco difícil, pois foi sobre trabalho infantil, que não é uma temática que costumamos trabalhar em sala de aula, mas o projeto veio para agregar ainda mais na nossa grade curricular, mostrando para os alunos a importância de conhecerem o que é o trabalho infantil. Dentro da construção da música, eles aprenderam bastante”, disse.

“Foi muito difícil, mas no final conseguimos. A música fala sobre a escola, que pode ser difícil, mas depois passa. Estou muito feliz e orgulhosa”, contou a aluna premiada na categoria Música, Alexsia Vitória.

“Para nós, enquanto escola, é um momento de grande importância, pois os nossos alunos, a todo momento, estão sendo preparados para escrever, para produzir, para interpretar e para compreender no dia a dia aquilo que é mais importante para eles no que diz respeito à leitura, à escrita e à produção”, ressaltou Conceição Ramalho, gestora.

Isabela Luane também foi uma das alunas premiadas e falou sobre a construção da poesia que levou o prêmio: “Eu construí com ajuda da minha professora, demorou um pouco para conseguir escrever, mas consegui e agora estou aqui”, contou.

A premiação reforça o compromisso do município com a proteção da infância e a valorização de projetos pedagógicos que unem criatividade, reflexão social e protagonismo estudantil. O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Adenilson Dias, destacou o incentivo aos alunos: “Caxias mostra que nós temos potencial, mais de 10 alunos foram premiados estadualmente pelo Ministério Público do Trabalho, mostrando o talento que eles têm para música, para canto, para contos, e mostrando que Caxias está no caminho certo. Nós continuamos incentivando e, no próximo ano, quem sabe, nós vamos ter alunos que vão receber um prêmio nacional lá em Brasília, com o nosso incentivo”, finalizou.