Estudantes de Coelho Neto visitam Caxias e conhecem a História da Guerra da Balaiada

Um grupo de 30 idosos estudantes da Escola Municipal Raimundo Guanabara, da cidade de Coelho Neto, realizou uma visita especial a Caxias, em uma imersão cultural marcada pelo conhecimento e pela valorização da história local. Eles integram a Educação de Jovens, Adultos e Idosos e, guiados pela historiadora e coordenadora do Memorial da Balaiada, Mercilene Torres, os visitantes fizeram uma verdadeira viagem pela história de Caxias e da Guerra da Balaiada.

A Balaiada foi uma revolta popular ocorrida no Maranhão entre 1838 e 1841, motivada pela insatisfação de sertanejos, escravizados, vaqueiros e artesãos contra abusos políticos, desigualdades sociais e a opressão das elites locais. O conflito começou na região de Baixada e Vila da Manga, ganhando força rapidamente. Caxias entrou na guerra quando se tornou o principal alvo estratégico e palco de batalhas decisivas entre os rebeldes e as forças do Império. A retomada de Caxias pelas tropas legalistas marcou o enfraquecimento e o início do fim da revolta.

“Eles estão visitando Caxias, prestigiando o Natal Iluminado e conheceram a história da cidade. Eles conheceram lendas, poetas e poetisas caxienses. Os alunos estão encantados e garantiram que vão retornar”, destaca Mercilene Torres, coordenadora do Memorial da Balaiada.

“A gente aprende mesmo, eu estou gostando de estar estudando. Eu gostei muito, muito boa, a historiadora explicou muito bem”, disse Maria de Jesus, aluna da Educação de Jovens, Adultos e Idosos da Escola Raimundo Guanabara.

Durante o passeio e aula a céu aberto, os estudantes puderam conhecer também o Mirante da Balaiada. Os visitantes também tiveram a oportunidade de se encantar com o Natal Iluminado, que colore e transforma Caxias nesta época do ano. Luzes, decoração temática e o clima festivo complementaram o passeio, tornando a visita ainda mais especial e marcante.

“O nosso objetivo foi conhecer a história da Balaiada, foi um momento ímpar, e acredito que para os alunos também foi maravilhoso”, disse Elisa Santos, supervisora da Escola Raimundo Guanabara de Coelho Neto.

“O objetivo foi conhecer um pouco da história de Caxias e o Natal Iluminado de Caxias. Ficamos muito surpresos com a recepção da Mercilene, e ela conseguiu expor a história da cidade que é nossa vizinha, Princesa do Sertão. Os alunos adoraram”, disse Euclides Silva, gestor da Escola Raimundo Guanabara.