Educadores da zona urbana e rural trocaram experiencias durante I Seminário de Práticas Exitosas do Ciclo Alfabetização

Foi aberta na noite da sexta-feira (5), mais uma etapa das práticas de sucesso na educação de Caxias, no I Seminário de Práticas Exitosas do Ciclo Alfabetização que incluem o uso de metodologias ativas como a aprendizagem baseada em projetos, o envolvimento da família, a integração da tecnologia e a personalização do ensino. Algumas estratégias específicas ajudam a estimular o diálogo entre alunos, resolver problemas em conjunto, melhora a e fortalece a aprendizagem. O tema abordado foi: Alfabetização com resultados, histórias que inspiram.

A Professora Maria do Socorro da escola Luiza de Souza Queiroz do povoado Barra da Tereza apresentou uma ideia que transformou a realidade de seus alunos. É o projeto ‘Mala Viajante’ que envolve a leitura. “Nós confeccionamos uma mala, e colocamos dentro, um livro. Aí o aluno pega o livro e leva pra casa, pra fazer leitura coletiva envolvendo família. Após um período, ele volta pra escola e socializa com os colegas o que aprendeu”, pontuou Maria do Socorro.

O momento foi voltado a destacar as ações de ensino na área da educação básica nos anos iniciais, do primeiro ao quinto ano. O professor Júlio Cesar da UEM Milena, trouxe sua experiencia para compartilhar com os demais educadores. Segundo ele, Caxias ganha muito com essa atividade, uma forma de valorizar e reconhecer trabalhos inovadores.

“A Secretaria de Educação e a Prefeitura de Caxias estão de parabéns pelas ações e fortalecimento da educação. Me sinto valorizado, porque nós nos empenhamos bastante em sala de aula e aqui é um momento de compartilhar experiencias“, relatou Júlio Cesar, professor.

Foram 35 escolas inscritas da zona urbana e rural. O encontro, além de ser uma troca de experiencia, reconhece o esforço dos educadores em aumentar a qualidade da alfabetização, pontou Eloilma Pires, coord. dos anos iniciais da educação.

“É a culminância de um ano de trabalho, onde a gente busca socializar as práticas que impactaram de forma positiva os resultados em sala de aula da rede municipal de ensino, foram práticas inovadoras. Tem crianças por exemplo que aumentaram consideravelmente suas notas”, completou.