Concentração, silêncio e movimentos precisos no tabuleiro marcaram o I Torneio de Xadrez Interescolar de Caxias. A iniciativa reuniu 38 alunos das escolas municipais Filomena Machado Teixeira e Zeferino Borges, que se enfrentaram em partidas cheias de estratégia e espírito competitivo saudável.
O aluno da UIM Zeferino Borges, Flávio de Sá, elogiou a iniciativa. “Eu acho muito bom porque eu treino mais, melhoro mais e também é uma experiência única, que provavelmente eu não teria”, disse.
“Eu estou achando bastante legal, principalmente porque era meu sonho participar de um torneio. É meu último ano na Escola Zeferino, por isso eu queria aproveitar e participar pela escola”, contou a aluna, Isabela Railane, da UIM Zeferino Borges.
“Está sendo muito bom, está dando chances para as pessoas que sabem jogar e aprendendo o raciocínio lógico”, contou Mirela Frankiline, aluna da UIM Filomena Machado Teixeira.
Ariely Brito, aluna da UIM Filomena Machado Teixeira, elogiou a oportunidade de mostrar o talento, “Eu estou achando uma grande oportunidade para todos os alunos, pois uma forma de eles aprenderem a perder e a ganhar. Além de ser uma oportunidade para nós que somos de escolar pública, pois às vezes não temos muitas chances. É forma bem legal de poder mostrar o talento que, às vezes, não temos oportunidade de mostrar para as pessoas” ressaltou.
O torneio teve como objetivo promover a integração entre os estudantes da rede municipal, estimulando o raciocínio lógico, a concentração, a disciplina e o espírito esportivo por meio da prática do xadrez.
“É um incentivo para que esses alunos possam incentivar a questão do raciocínio lógico, da competição, da forma de interação entre eles. Mais um projeto que temos a intenção de ampliar para os próximos anos”, contou Joselma Lopes, coordenadora de programas e projetos.
Mais do que uma disputa, o campeonato foi um espaço de troca de experiências entre alunos, fortalecendo os vínculos entre as instituições de ensino e reforçando o papel do xadrez como instrumento de educação e cidadania.
Magno Márcio, professor de xadrez, falou da emoção em ver o xadrez crescendo. “É muito gratificante porque, por exemplo, eu pratico já há mais de 30 anos e ver agora o xadrez com a estrutura dessa que estamos tendo aqui em Caxias é muito bom, pois quanto mais praticante o xadrez, melhor”, disse.
Ao final da ação, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, realizou a entrega de troféus para as escolas participantes, medalhas e certificados de participação para todos os competidores, além de xeque-vale destinados aos alunos classificados em 1º, 2º e 3º lugar, reconhecendo o desempenho e incentivando a continuidade da prática.
“Nós estamos felizes de trazer os nossos alunos para fazer um torneio de xadrez, onde estamos valorizando o raciocínio, concentração, a educação e cultura. Hoje nós estamos fazendo a culminância com uma competição entre duas escolas, uma da zona urbana e outra da zona rural, mostrando que é assim, valorizando a educação, incentivando os nossos alunos a prática esportiva”, finalizou Adenilson Dias, Secretário Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.