Professores compartilham experiências exitosas durante Seminário em Caxias

O segundo dia do Seminário de Práticas Exitosas do Ciclo de Alfabetização Anos Iniciais, nesse sábado (06), reuniu professores e alunos da zona urbana e rural da Rede Municipal de Educação de Caxias em um grande encontro de troca e socialização. Foi um momento para mostrar o que de positivo é desenvolvido nas escolas, com muita criatividade, ludicidade e aprendizado na prática.

Eloilma Pires, coordenadora municipal dos Anos Iniciais, falou sobre o objetivo do evento. “É a continuação do que nós iniciamos ontem com a abertura do Seminário de Práticas Exitosas. Nós estamos cumprindo uma das estratégias que nós temos de que é necessário que o professor compartilhe o que ele fez em sala de aula. Esse momento é importante porque nós conseguimos verdadeiramente tornar público o que é feito na sala de aula, o que acontece dentro do interior da escola, que transforma e que impacta a sociedade”, explicou.

Durante a programação, foram realizadas apresentações teatrais e musicais, compartilhamento de experiências e a apresentação de projetos pedagógicos que fazem a diferença no processo de alfabetização. Cada escola mostrou um pouco da sua realidade, alinhando a realidade do estudante ao ensino.

A Professora, Antônia Claudia, levou os alunos para evento e apresentou o projeto realizado na escola. “O nosso projeto é o Projeto Super Autor, há cinco anos a escola trabalha com ele, que é muito importante para o ensino aprendizado do aluno, porque trabalha tanto a escrita, quanto a leitura. Os alunos escrevem seus próprios livros, ilustram e, com a parceria com a plataforma Super Autor, fazem a edição desses livros, depois acontece a culminância que é a noite de autógrafo, onde os alunos vão autografar seus próprios livros, com a participação da família. Nesse momento vemos a importância de ir além da sala de aula, onde os alunos participam, fazem também as apresentações deles, o que torna a prática pedagógica bem mais prazerosa”, disse.

O aluno, Kaio Janderson, apresentou o projeto que participa. “Apresentamos os contos de fadas, onde tem o narrador, o mordomo, a princesa, a fada e os palhaços. Passamos dias treinando, para hoje estarmos prontos. Estou muito feliz por ter apresentado”, frisou.

O momento foi de parceria, construção e união, com professores, alunos e coordenação aprendendo uns com os outros e fortalecendo o compromisso com uma educação mais inclusiva e participativa.

“Esse momento ele é justamente para que possamos socializar uns com os outros, os professores, escolas, e todos terem o conhecimento das suas práticas e poder se, além de conhecer, até aplicar nas suas escolas, cada um aproveitar esse momento que é de grande importância”, finalizou a gestora, Conceição Ramalho.