1º Fórum Comunitário do Selo Unicef debate políticas públicas para crianças e adolescentes em Caxias

O 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef realizado nesta terça-feira (09), marcou um importante momento de diálogo e mobilização em Caxias. O encontro realizado na Unifacema, reuniu representantes de órgãos públicos, entidades, instituições e a articulação do Selo Unicef, com o propósito de construir, de forma participativa, um plano de ação voltado para fortalecer e ampliar as iniciativas de garantia dos direitos de crianças e adolescentes no município.

Uma das metas é seguir oferecendo educação de qualidade para nossas crianças e fornecer acesso a internet em toda a nossa rede municipal. Já estamos com mais de 70% da rede implantada. Nós estamos avançando com a climatização das escolas para que nossos alunos tenham ambiente para aprender, e os nossos professores para ensinar, já estamos com quase 100 escolas climatizadas”, disse Adenilson Dias, secretário municipal de Educação, Ciências e Tecnologia.

“O Selo Unicef ele garante os direitos de crianças e adolescentes, fortalecendo o compromisso da gestão com esses direitos. Hoje a nossa pasta é responsável pelas políticas públicas que garantem os direitos das nossas crianças, que vai da gravidez até a criança desenvolver os seus 6 anos de vida”, frisa Priscila Magalhães, secretária adjunta de Primeira Infância.

“Nós estamos reafirmando ações que fazemos e vamos intensificar, a exemplo da vacinação, Nós também cuidamos das crianças mesmo antes do seu nascimento, fazendo com que elas possam nascer saldáveis na Maternidade Carmosina Coutinho”, disse Ângelo Couto, secretário municipal de saúde.

O objetivo do Fórum do Selo Unicef é avaliar a situação das crianças e adolescentes do município e, a partir disso, construir um plano de ação coletivo que fortaleça as políticas públicas voltadas para garantir seus direitos. O Fórum serve para: diagnosticar os principais desafios; debater soluções e propor estratégias para melhorar indicadores como saúde, educação, proteção social e participação juvenil; planejar ações integradas, envolvendo diferentes setores; mobilizar a comunidade; acompanhar compromissos assumidos pelo município dentro da metodologia do Selo Unicef.

“Hoje estamos aqui em um evento participativo, os adolescentes, a comunidade, a gente está construindo ações afirmativas que buscam construir políticas públicas para a nossa juventude, seja em qualquer área. Que a gente possa fazer com que nossos jovens, adolescentes, crianças, tenham acesso aos direitos básicos”, disse Kiara Braga, articuladora do Selo Unicef.

Nós estamos articulando o Nuca nas escolas e vamos organizar para que os jovens tenham este protagonismo. E, o Nuca tem este objetivo de fazer com que os jovens possam discutir e encontrar soluções para questões que eles estão enfrentando”, disse Paloma, Mobilizadora Jovem.

“É importante ver que a sociedade, a partir do Prefeito está engajada em garantir os direitos de crianças e adolescentes. O Fórum é um momento para se construir, a partir da escuta, um plano de ação, para que possamos aplicar as políticas públicas e lugar para que elas sejam cumpridas”, frisa Ana Maria, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

A presença do Prefeito de Caxias, Gentil Neto, reforçou o comprometimento da gestão municipal com a causa. Em sua fala, ele destacou a importância de manter o governo engajado em todas as políticas que assegurem cuidado, proteção e oportunidades para que crianças e adolescentes de Caxias cresçam em um ambiente mais justo, acolhedor e com reais perspectivas de futuro.

“Esse Fórum é de primordial importância. E, quero deixar claro que o Ministério Público acompanhar esta política. E, que hoje a minha sensação é de alegria ao encontrar esta sala repleta. Cabe a nós resguardar o direito desse público”, disse Cristiane Carvalho – Promotora de Justiça da Infância.

O Fórum é um momento de escuta, de planejamento, é um momento em que podemos traçar rotas ou até mesmo recalcular algumas rotas. Estamos aqui unindo poder público e sociedade civil, Conselho Tutelar, outros conselhos ligados a infância e juventude. Vamos ver o que já avançou e o que podemos avançar mais, e fortalecer nossas ações. Nós já deixamos claro que as crianças e adolescentes são prioridade dentro da nossa gestão, que trabalhamos com ações concretas, com resultado”, destaca Gentil Neto, Prefeito de Caxias.