Estudantes lançam livros após participarem de projeto de leitura e escrita

A comunidade escolar da Unidade de Ensino João Lisboa viveu um momento especial com o lançamento de dois livros escritos por seus estudantes, em um evento marcado por emoção e orgulho, realizado no auditório do Instituto Estadual do Maranhão, em Caxias. Familiares, parentes, amigos e educadores acompanharam de perto a celebração do talento literário dos jovens autores, que deram um passo importante no universo da escrita.

Ver estes jovens despontando no mundo literário é importante. Esses jovens são exemplos para outros jovens, a literatura vai transformá-los e transformar quem vai ler o livro. Estamos muito felizes em estar aqui prestigiando este lançamento”, ressalta Mercilene Torres, escritora e coordenadora do Memorial da Balaiada.

“Para nós, como caxienses, ficamos felizes. A cidade tem potencial em todas as áreas. Eles nos fazem alimentar e acreditar que a cidade tem potencial, e está aqui o resultado”, disse David Sousa, fotógrafo.

Fernanda Oliver apresentou seu livreto de poemas “Amor em cada verso”, obra sensível que reúne sentimentos, reflexões e percepções da autora sobre o cotidiano e sobre temas que tocam o coração. Já Luan Gabriel encantou o público com o conto “O Sonho de Cozinhar”, narrativa envolvente que revela criatividade, imaginação e o desejo de transformar sonhos em realidade.

“Isso, para mim, é gratificante. Consegui publicar o meu primeiro livro. O meu livro é um suspense psicológico, que é uma narrativa muito boa. O projeto trabalha a leitura e escrita e a mente”, disse Luan Gabriel, jovem escritor.

“Foi muito importante, e este trabalho está mudando a vida do Luan. Este é o caminho: estudar e visualizar o sonho”, ressalta Marcelina Maria, avó de Luan Gabriel.

“Eu acho que tudo vai da dedicação da pessoa. E eu pretendo lançar outros trabalhos lá na frente. O meu trabalho consiste em escrever poesias e romances”, disse Fernanda Oliver, jovem escritora.

“Descobrir que ela tem este talento para a escrita, que realmente encanta, que a gente vê beleza no que ela escreve, é um orgulho imenso”, disse Márcia Cristina, irmã de Fernanda.

As duas obras nasceram a partir da participação dos estudantes no Projeto LENTS – Leitura, Escrita e Novas Tecnologias do Século XXI, coordenado pela professora Francigelda Ribeiro, que tem incentivado a produção textual e o protagonismo estudantil, estimulando novas gerações a explorarem a literatura como instrumento de expressão e conhecimento. O evento representou não apenas o lançamento de livros, mas a celebração do potencial dos jovens autores e da força da educação na construção de histórias que inspiram e transformam.

“É um projeto que vem para dialogar com os desafios dos tempos atuais. Nós não vamos retirar os estudantes da realidade que eles vivem, mas ensinamos, de forma ética, como utilizar a tecnologia. A escrita convencional não foi preterida, e no momento da leitura criativa resultou em vários textos. E dois textos nos chamaram atenção, e eles foram transformados em livros”, ressalta Francigelda Ribeiro, professora.

“Com este projeto da escola João Lisboa, só veio confirmar que estamos no caminho certo, que leitura e escrita transformam e fazem parte da vida do estudante”, frisa Alexsandra Maciel, secretária adjunta de Ensino.