O evento de encerramento da Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, reuniu representantes de diversas instituições, servidores públicos e a sociedade civil e órgãos governamentais do município e estado. Promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres, o momento compartilhou uma mensagem com os homens que são servidores públicos, para que todos possam ser difusores da luta em prol do combate a violência contra a mulher.

“Hoje estamos falando para os homens para que eles possam nos ajudar a combater a violência contra a mulher. Esta luta é de toda a sociedade”, ressalta Rafaela de Alencar, coordenadora do Centro de Referência e Atendimento à Mulher.
“É uma campanha a nível internacional. Hoje estamos com os servidores públicos homens que vieram abraçar a campanha. E, também em relação campanha do laço branco, onde os homens são incentivados a participar”, destaca Danniela Cosse, Advogada do Centro de Referência e Atendimento à Mulher.

Durante o encontro, foi reforçado que os homens têm papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e segura para as mulheres. Entre as formas de contribuição destacadas estão: adotar atitudes respeitosas no cotidiano; apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade; incentivar outros homens a denunciar qualquer forma de violência que presenciem ou tenham conhecimento.

“Hoje temos o dever de lutar contra esses crimes, tendo em vista que a cada dia que passa tem aumentado os crimes contra as mulheres. E, dizer que a Guarda Municipal está a disposição para combater a violência contra a mulher”, disse Santana, Guarda Municipal.
“Tem que ter um equilíbrio, porque as vezes ou o homem ou a mulher bebem, e acabam discutindo. Então, o casal tem que se entender”, disse Antônio Henrique, servidor público.
“Temos que buscar conscientização em todos os segmentos da sociedade. É válida uma ação como esta, devia ocorrer mais vezes. E, temos que trabalhar a base, para que as próximas gerações sejam mais conscientes”, disse Valdone, Professor.

O evento destacou ainda que a parceria dos homens é essencial para ampliar o alcance das ações educativas e fortalecer a rede de proteção. Ao se tornarem difusores de boas práticas e aliados na promoção do respeito, eles ajudam a transformar ambientes familiares, profissionais e comunitários.
“Estamos aqui para apoiar a Campanha. É inadmissível a violência contra a mulher. A gente repudia a violência doméstica. E, estamos muito gratos pelo trabalho da Patrulha Maria da Penha”, ressalta Ricardo Almeida, comandante do 2º BPM.

“Esta campanha é permanente. Hoje o país vive uma guerra com tanta mulher violentada, espancada. A violência não nos leva a lugar nenhum. Hoje resolvemos fazer um momento com os homens para que além da conscientização, eles nos ajudem a combater esta violência”, ressalta Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres.

















