O Natal Iluminado Itinerante teve a apresentação de encerramento celebrando inclusão, cultura e emoção. A primeira edição do projeto percorreu seis bairros da cidade e seis povoados da zona rural, levando a magia natalina a diferentes comunidades. Ao todo, foram aproximadamente 36 horas de programação, com cerca de 40 apresentações culturais ao longo do percurso.

O encerramento aconteceu no bairro Antenor Viana e marcou o fim dessa etapa com uma noite especial. Segundo o secretário municipal de Cultura, Maciel Mourão, a proposta do Natal Itinerante foi justamente democratizar o acesso à cultura e permitir que pessoas que não conseguem se deslocar até o centro da cidade também pudessem vivenciar o espírito natalino. “Foi um desafio chegar a algumas localidades mais afastadas, mas valeu muito a pena quando a gente via a reação das pessoas das comunidades. Para nós, é gratificante ter um projeto como esse, que valoriza os nossos artistas da cidade. Muitos vêm da Escola Municipal de Teatro, das unidades do ensino médio e fundamental. Estamos muito satisfeitos, e esses momentos ficarão guardados em nosso coração e, tenho certeza, que também no coração das crianças”, destacou Maciel Mourão, secretário municipal de Cultura e Patrimônio Histórico.

Na programação da última noite, o público acompanhou a apresentação teatral dos Protetores dos Sentimentos de Natal, curtiu música ao vivo com a banda Dunitê, recebeu o Papai Noel e ainda contou com distribuição de lanche. Um dos momentos mais emocionantes foi a apresentação das crianças do projeto Arte na Escola, que encantaram o público e reforçaram a importância da arte na formação cultural e social.

Para muitos moradores, aquela foi a primeira oportunidade de assistir a um musical ou a uma peça teatral ao vivo. É o caso da dona de casa Lúcia Silva, que levou três dos quatro filhos para acompanharem as apresentações. Para ela, o Natal é um momento muito especial. “Na minha casa, eu sempre falo para os meus filhos sobre a importância do Natal. Eles ficaram bem atentos e amaram essa noite. Com certeza, nunca irão esquecer”, disse a dona de casa.

O ator Pablo Alves destacou a importância de iniciativas como essa, que aproximam a arte das comunidades e criam memórias afetivas. “Quem participa de um momento como esse, seja no palco ou na plateia, com certeza vai sentir saudade. Nós, atores, ensaiamos nossa apresentação por vários meses. Todos os dias eram mais de três horas de produção de cabelo, maquiagem e roupas. Mas tudo isso valeu muito a pena quando a gente via o olhar de alegria de cada criança”, afirmou.







