Estudantes da Rede Municipal de Caxias são destaques na 20ª edição da OBMEP

Os estudantes da Rede Municipal de Educação de Caxias foram destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que divulgou o seu resultado nessa segunda-feira (22). Ao todo, 2 alunos, vão receber Menção Honrosa – Nível 1: José Arthur, da escola Nossa Senhora dos Remédios; e, Maria Vitória, da escola Hélio de Sousa Queiroz.

Outros 5 estudantes, também serão agraciados com Menção Honrosa – Nível 2: Isabely Cristina, escola Guiomar Cruz Assunção; Arthur Lima, escola Deputado Alexandre Costa; Francisca Emmanuelle, da escola Nossa Senhora dos Remédios; Eduardo Henrique Cardoso, da escola José Castro; e, Antônio Carlos, do Colégio Militar 2 de Julho Deborah Pereira. Já no Estado, o Medalista de Bronze foi: Eduardo Henrique, da escola José Castro.

Realizada anualmente pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP é considerada a maior competição científica estudantil do Brasil e um dos principais instrumentos de difusão da matemática entre crianças e jovens de todas as regiões. Em 2025, a primeira fase registrou o maior número de escolas e municípios participantes desde a criação da olimpíada. Ao todo, participaram 57.222 escolas, distribuídas em 5.566 municípios, o que representa 99,93% de cobertura do território nacional. A edição reuniu 18,6 milhões de estudantes, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de instituições públicas e privadas de todo o país.

A 20ª OBMEP vai distribuir 8.450 medalhas nacionais. Para os alunos de escolas públicas serão concedidas 6.500 medalhas (500 ouros, 1.500 pratas e 4.500 bronzes) e até 45 mil certificados de menção honrosa. Estudantes de instituições particulares receberão 1.950 medalhas (150 ouros, 450 pratas e 1.350 bronzes) e até 6 mil certificados de menção honrosa.

Além da premiação nacional, a OBMEP também concede mais de 20 mil medalhas estaduais aos estudantes mais bem colocados em cada unidade da federação. Essa premiação não dá acesso ao Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). As cerimônias de premiação da 20ª OBMEP acontecerão no próximo ano, em data a ser definida. Escolas, secretarias municipais de educação e professores que se destacaram pelo desempenho dos alunos também serão homenageados.

Criada pelo IMPA em 2005, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a competição contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina. A olimpíada também visa a contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, permitindo que um maior número de alunos brasileiros tenha acesso a material didático de qualidade.