A Prefeitura de Caxias (MA), segue cumprindo metas estabelecidas pelo Selo Unicef. Dentre elas: criação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, monitoramento da qualidade da internet nas escolas, cadastro dos conselheiros tutelares do SIPIA; ações intersetoriais de promoção à imunização; capacitação de profissionais do PDDE – Campo e Água; curso sobre o FIA – AVA Unicef; realização do 1º Fórum Comunitário; elaboração do primeiro Plano de Participação Cidadã de Adolescentes (PPCA) pelo NUCA; PPA aprovado e postado no PCJ.
A Prefeitura de Caxias fez a adesão ao Selo Unicef – Edição 2025-2028, em 4 de junho de 2025. A adesão foi assinada pelo prefeito Gentil Neto, que destacou o compromisso da gestão municipal com a garantia de direitos e a construção de políticas públicas eficazes para crianças e adolescentes.
“A partir do momento em que a gente assina a adesão ao Selo Unicef, a gente afirma o compromisso que a gente tem em garantir um futuro digno para as nossas crianças e adolescentes. Vocês estão à frente de um prefeito jovem, que tem esta sensibilidade, esse amor, esse carinho e esta vontade, principalmente porque a gente sabe que elas serão o futuro da nossa cidade”, disse Gentil Neto, prefeito de Caxias (MA).
Em Caxias, o Selo Unicef tem Kiara Braga como articuladora do Selo Unicef no município, responsável por coordenar as ações intersetoriais junto às secretarias e lideranças locais, e Géssica Brenda como mobilizadora jovem, papel essencial para envolver adolescentes nas atividades, dar voz à juventude e garantir participação social efetiva.
O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com governos municipais do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. O objetivo é fortalecer políticas públicas e garantir a implementação de ações que melhorem os indicadores sociais voltados à infância e adolescência, nas áreas de saúde, educação, assistência social, proteção contra violências e participação cidadã.
Ao aderir ao Selo, a Prefeitura de Caxias assumiu o compromisso de trabalhar com metas e indicadores, realizar fóruns comunitários, promover ações voltadas ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes e reduzir desigualdades sociais. A participação ativa da comunidade, das escolas, dos conselhos e dos próprios jovens é um dos pilares da metodologia.



