Teve início nesta segunda-feira (5), no Centro de Convivência de Idosos do bairro Ponte, mais uma importante ação voltada ao fortalecimento da convivência, da criatividade e da inclusão social. O curso de Flores e Arranjos Artificiais, Bonecas Personalizadas e Apliques em Bolsas e Chapéus, é ofertado por uma empresa de Maranguape no Ceará em parceria com a Prefeitura de Caxias aos idosos de forma gratuita.

“Estamos trazendo um curso profissionalizante para a geração de renda. É uma capacitação de 5 dias, onde é fornecido todo o material para os idosos, e vamos ensinar arranjos floras, apliques em bolsas e chinelos, além de formas de comercialização. É um curso proveitoso”, disse Joelson Furtado, Grupo Flores e CIA.

“Eu sou apaixonada por artesanato. Serão 5 dias, mas para nós é muito bom, porque é mais uma oportunidade para elas aprenderem e gerar renda”, afirma Nazaré Andrade, Supervisora do Centro de Convivência de Idosos do bairro Ponte.

O curso tem como objetivo incentivar o artesanato como forma de expressão cultural, aprendizado e também como possibilidade de geração de renda, além de promover momentos de troca de experiências, socialização e valorização pessoal. As atividades contribuem para o desenvolvimento de habilidades manuais, estimulam a criatividade e fortalecem a autoestima dos participantes.

“Quando eu estava em outro Centro eu fiz uns tapetes, mas este eu não tinha feito. A gente movimenta, e o que eu não sabia quando era nova, agora estou aprendendo. E, quem sabe se eu não vou vender”, destaca Maria Santa, participante.

“É muito bom, animado, a gente tem o prazer de aprender depois de idosa. As professoras são boas, gostam de ensinar, têm paciência. Além disso é uma terapia, sai de casa, aqui a gente brinca. E, agora estamos aprendendo”, ressalta Maria Alves, participante.





