O tradicional Encontro de Reisados, foi realizado nesta segunda-feira (5), em frente à Igreja da Matriz, no Centro de Caxias. O evento encerra oficialmente a programação do Natal Iluminado. A festa é uma das mais significativas manifestações da cultura popular caxiense, reunindo pessoas de todas as idades, fé, tradição e identidade cultural.

“O meu filho tem um Reisado. Eles estando aqui eles estão se divertindo. É importante manter esta tradição”, disse Juliana dos Santos, mãe de integrante.
“O meu pai me incentivou a dançar Reisado. Eu gostei e vou continuar, porque é muito importante para a nossa cultura”, ressalta Israel Colaço, dançarino de Nazaré do Bruno.

“Os nossos mestres que já vêm nessa resistência de colocar o Reisado, chega uma hora que eles têm que descansar, e a juventude vem tomando de conta, ajudando. Então, é importante porque eu tenho certeza que eles se sentem muito felizes em ver a nova geração dá continuidade ao Reisado”, disse Lutércio Lopes, espectador e produtor cultural.

O encontro reuniu diversos grupos de Reisados, entre eles: Encanto da Terra, Jacar, Reisado Mirim Encanto dos Cocais, Filomena, Os Três Reis Magos e Dona Joaninha. As apresentações encantaram o público com cantos tradicionais, figurinos coloridos, passos marcados e símbolos que atravessam gerações, mantendo viva uma tradição secular.

A Folia de Reis é celebrada em 6 de janeiro, e é uma manifestação cultural de origem cristã que relembra a visita dos Três Reis Magos ao Menino Jesus, guiados pela estrela de Belém. Por meio de músicas, danças, instrumentos e encenações, os grupos anunciam o nascimento de Cristo, transmitindo mensagens de fé, esperança e alegria, além de fortalecer os laços comunitários e a devoção popular.

“Eu já tenho 25 anos que conheço o festejo. E, hoje estamos agradecidos por que somos irmãos. E, agradeço aos Santos Reis, é uma cultura que nós vamos botar pra frente”, frisou Antônio Raimundo, Grupo de Nazaré do Bruno.

“O Pelé era um símbolo para nós. E, agora o filho dele está dando continuidade com o Reisado. É uma celebração, uma tradição que tem que continuar. E, os meios de comunicação nos dá uma força para mostrar e fazer as outras pessoas seguir”, disse Edivaldo Patrício, produtor cultural.

“Pra nós é um prazer muito grande realizar esta festa. Nós realizamos no Campo de Belém. A gente faz com amor todo ano”, disse Sebastião Chinês, produtor cultural.
“Nós estamos vendo pessoas que estamos dando continuidade. Esse movimento é para movimentar a cultura e que a cultura é muito rica”, disse Isaias Correia, organização do Encontro de Reisados.

Durante período do Natal Iluminado, os caxienses e visitantes puderam prestigiar dezenas de atrações que envolveram diversas linguagens artísticas, como música, canto, dança e teatro, com participações de artistas locais, regionais e de renome nacional na 9ª edição do Natal Iluminado.

Caxias viveu noites com ruas e espaços públicos iluminados, comércio aquecido, rede hoteleira movimentada e turismo fortalecido, o que contribuiu diretamente para a mobilização e o aquecimento das atividades econômicas do município. Mas, já estamos em 2026, e já podemos ver no final do ano toda a magia novamente se renovando.















