Foi realizado nesta quinta-feira (8), o lançamento e aula inaugural do Projeto SuperAção no auditório da Prefeitura de Caxias. O projeto é executado pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Caxias, sendo implementado pela Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária e voltado à promoção da autonomia, inclusão produtiva e garantia de direitos para jovens em situação de vulnerabilidade social.

“Este projeto ele se antecipa a um problema que o jovem enfrenta, que é o de adentrar ao mercado de trabalho. A maioria das vagas exigem qualificação e que ela tenha uma qualificação profissional. Esse programa se antecipa ao jovem de 14 a 17 anos, que sobretudo ao público que está vulnerável. E, este projeto visa qualificar, para que o jovem entenda o mundo do trabalho”, destaca Gilvan Alves- Consultoria para o Desenvolvimento Humano do Leste Maranhense

Em Caxias, o Projeto SuperAção contará com duas turmas, sendo uma vinculada à Secretaria Adjunta de Direitos Humanos e outra à área de Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa. Ao todo 30 jovens serão contemplados, sendo que cada turma contará com 15 alunos. Os cursos serão ministrados nas escolas: UIM Professora Evangelina Caetano e da UIM Professor Nerval José Bento da Cunha.

“É uma parceria que veio somar e melhorar mais ainda, capacitar mais ainda os nossos jovens. Foram 30 jovens selecionados. E, quem ganha são os jovens, diante dessa ajuda do Governo do Estado”, frisa Cinthya Lucena, secretária adjunta de Proteção Social e Pessoa Idosa.

“É a união de várias secretarias, pois nós trabalhos de forma intersetorial: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres; Trabalho e Educação, se uniram para favorecer a empregabilidade no município. Estas duas turmas vão formar 30 jovens para serem encaminhados ao mercado de trabalho. É um público em situação de vulnerabilidade social, para que seja uma ajuda de custo para que eles não percam o curso”, frisa Francyane Barradas, secretária adjunta de Direitos Humanos.
O curso, intitulado “Preparando para o Mundo do Trabalho”, terá carga horária total de 120 horas. Todos os alunos matriculados receberam material didático e um auxílio financeiro no valor de R$ 300,00, como forma de apoio à permanência e participação nas atividades.


“Eu acho muito importante para nós jovens, que não tivemos emprego ainda, para que possamos aprender como devemos atuar. É importante saber como se comportar, interagir com o público”, disse Ana Sofia, participante.
“Eu vou adquirir as habilidades ao longo do projeto. Porque os chefes exigem experiências e se tiver uma pessoa com experiência e outra não, a empresa vai querer quem tem. Este projeto vai me ajudar muito”, destaca Anderson Rafael, participante.

O Projeto SuperAção tem como foco adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, egressos do trabalho infantil e outros públicos vulneráveis, incluindo a comunidade LGBTQIAPN+. A proposta é oferecer formação profissional, acompanhamento psicossocial e pedagógico, criando caminhos para o acesso ao trabalho decente, ao empreendedorismo e ao fortalecimento da economia solidária no Maranhão.

Entre os principais objetivos do projeto estão a promoção da autonomia econômica, por meio da capacitação de jovens e famílias para geração de renda; a inclusão produtiva, com qualificação e oportunidades de inserção no mercado de trabalho; o fortalecimento da economia solidária, incentivando cooperativas, associações e a autogestão; além da garantia de direitos, especialmente para jovens em situação de maior vulnerabilidade social.
No Maranhão, o projeto é desenvolvido a partir de uma ampla rede de parcerias, envolvendo a Fundação da Criança e do Adolescente, o Ministério Público do Trabalho no Maranhão; a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e o Conselho LGBTQIAPN+. As ações incluem oficinas e cursos profissionalizantes, como o curso de barbearia, com entrega de kits, além de acompanhamento contínuo e integração dos participantes a oportunidades de trabalho e iniciativas de empreendedorismo. A proposta também é a valorização da juventude e o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao trabalho, à cidadania e à dignidade humana















