Secretaria Adjunta de Proteção Animal recebe visita institucional de equipe técnica do Estado do Piauí

Uma equipe técnica do Estado do Piauí realizou uma visita institucional para conhecer de perto a experiência desenvolvida pela Secretaria Municipal Adjunta de Proteção Animal. A comitiva composta por Sanya Elayne Araújo Lima, Coordenadora Estadual de Saúde Animal; Victória Gonçalves Bezerra, da Secretaria de Proteção e Defesa Animal de Picos; Jobertine Bertino Guimarães, da Coordenadoria de Fiscalização e Proteção; e Ruth Marques dos Santos, da Coordenadoria Técnico-Administrativo.

“A gente viu problemas bastante recorrentes nas ruas como animais soltos. E, Picos é uma das cidades do Brasil com mais animais nas ruas, em média 8 mil animais. Então, a gente viu que a maioria desses animais tem um tutor. A gente veio buscar esta orientação através da Lei Sansão, para que a gente possa enquadrar estas pessoas, para que caso eles venham a manter estes animais soltos, a gente vai fazer notificação e enviar para a delegacia. Lá a gente sabe que a castração é uma das soluções, mas a gente vai potencializar para ser algo contínuo. A Secretaria de Picos já existe, e a gente entende que a proteção animal tem que se unir”, frisa Elayne Araújo Lima, Coordenadora Estadual de Saúde Animal do Piauí.

Nós estamos tornando referência o nosso trabalho. E, ficamos felizes em ter o nosso trabalho sendo reconhecido em outros estados. E, hoje estamos passando o dia todo conhecendo a legislação, elas terão um momento na UPA Veterinária, para que em breve seja implantada lá em Picos uma unidade de proteção animal. O nosso objetivo é fazer com que a cidade de Caxias seja referência. A nossa secretaria fez um ano agora, e muitas ações estão sendo feito”, destaca Cláudio da Ong, secretário municipal adjunto de Proteção Animal.

Durante a visita, foram apresentadas pelo secretário adjunto da pasta em Caxias, Cláudio da Ong, que destacou as principais ações e estruturas implantadas pelo município, com destaque para as inovações institucionais que ajuda na aplicação das leis, o fortalecimento das fiscalizações e a implantação de novos espaços voltados ao cuidado e bem-estar animal. A troca de experiências permitiu um diálogo técnico sobre desafios, avanços e estratégias adotadas na execução das políticas públicas. O encontro teve como objetivo central fortalecer a política pública de proteção animal, promovendo a integração entre Estado do Piauí e o Município de Caxias, o compartilhamento de boas práticas e a construção de soluções conjuntas.

Somos muitos protetores, e buscávamos a criação de uma secretaria para juntarmos força. Para nós foi um grande passo. Estamos encaminhando para que possamos nos estruturar, ter linha de denúncia, e é isso que vivemos aqui em Caxias para pegar um pouco de experiência”, frisa Victória Gonçalves, Secretária de Proteção e Defesa Animal de Picos (PI).

“A gente conversou sobre a desvinculação da Secretaria do Centro de Zoonozes. Nós vamos entregar o Centro de Bem-Estar animal, que vai funcionar o Raio X dos animais, e a parte do curral está entrando na fase final, e a terceira fase que é a entrega do canil público com capacidade para 100 animais, serão animais sadios e colocados para adoção. Nós também tratamos sobre a criação do fundo de proteção animal, e um projeto que a população vem perguntando que é a castração que vamos trabalhar este ano”, destaca Cláudio da Ong, secretário municipal adjunto de Proteção Animal.