O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias promoveu um encontro de alinhamento com proprietários e motoristas de caminhões limpa-fossa que utilizam a Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Volta Redonda. A reunião ocorreu na sede administrativa da Autarquia, nesta quarta-feira (14).

“Estamos seguindo o que determina a legislação municipal e é fundamental para que possamos manter a estrutura da Estação de Tratamento de Esgoto funcionando de forma correta, segura e ambientalmente responsável. Nosso objetivo é organizar o serviço, garantir transparência e, ao mesmo tempo, investir na melhoria contínua da ETE”, afirmou o Diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias, Evimar Barbosa.
A cobrança pelo serviço de descarregamento está regulamentada pela Lei Municipal nº 2.562, de 14 de janeiro de 2022, que dispõe sobre a fixação de tarifas, serviços e multas cobradas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto, envolvendo o fornecimento de água, a captação, o tratamento e a disposição final de esgoto, além da prestação de outros serviços.

O proprietário de caminhão limpa-fossa, Delmar Júnior, avaliou o encontro de forma positiva. “A reunião foi muito produtiva, pois agora podemos trabalhar de forma alinhada. O valor proposto foi coerente e está dentro do que é praticado por outras empresas. Será uma grande melhoria para toda a classe que atua nesse tipo de prestação de serviço”, destacou.
Foram discutidos os critérios da atualização tarifária, garantindo transparência, legalidade e alinhamento entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias e os profissionais que atuam no serviço de limpeza de fossas no município.

Na oportunidade, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto também apresentou os investimentos que serão realizados na Estação de Tratamento de Esgoto da Volta Redonda. Entre as melhorias estão a modernização do laboratório, revitalização de equipamentos, manutenção da caixa de areia, elevatória, reatores e lagoas de oxigenação, reforma predial e a instalação de uma nova caixa de coleta.
As ações reforçam o compromisso do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias com a melhoria dos serviços de saneamento, a preservação ambiental e a garantia de condições adequadas para os profissionais que utilizam a Estação de Tratamento de Esgoto, refletindo diretamente na qualidade de vida da população caxiense.

