Assistidos do Centro de Convivência do Salobro aprendem a preservar a natureza por meio de histórias infantis

A escritora e contadora de histórias infantis Rakel Pinho realizou, no Centro de Convivência do bairro Salobro, a apresentação do livro “A Mãe Natureza e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, obra que aborda, de forma lúdica e educativa, os princípios da sustentabilidade e a importância do cuidado com o meio ambiente e com as pessoas.

“Hoje foi um momento gratificante, porque estamos resgatando cultura, falando sobre natureza. As crianças tiveram um momento muito bom, não há nada melhor que trazer a nossa escritora aqui no Centro de Convivência para estarmos com elas. O lançamento do livro dela vai ser no dia 20 de janeiro”, disse Maria Rita, supervisora do Centro de Convivência do bairro Salobro.

Durante a apresentação, ela envolveu o público por meio da contação de histórias, despertando a atenção de crianças e jovens para temas como preservação ambiental, responsabilidade social, igualdade, educação de qualidade e outros pilares que compõem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas. A atividade proporcionou um momento de aprendizado e reflexão, reforçando a importância de formar desde cedo uma consciência cidadã e sustentável.

“Eu gostei da parte que ela salvou a natureza. Se a pessoa sujar, tem que limpar a natureza, cuidar dos animais, é importante que a gente cuide do planeta”, frisou Matias da Silva, assistido.

“Foi legal, gostei da mãe natureza, ensina a cuidar do planeta Terra, ensina a não jogar lixo na rua”, frisa Júlia Vitória, assistida.

“Foi bom porque eu gostei da história, fala sobre a natureza. É importante proteger a natureza”, disse Jorge Luís, assistido.

O livro será oficialmente lançado no próximo dia 20, no Memorial da Balaiada, a partir das 19h, em um evento aberto ao público. A obra se propõe a ser uma ferramenta de educação e sensibilização, utilizando a narrativa e a imaginação para aproximar temas globais do cotidiano das comunidades, contribuindo para a construção de um futuro mais justo, equilibrado e sustentável.

“Meu público é o público infantil para despertar a leitura e a escrita de forma brincante. Além disso, falamos dos temas da mãe natureza. O livro visa despertar a consciência ambiental, porque o meio ambiente é um problema de todos. O lançamento do livro será no dia 20 de janeiro, no Memorial da Balaiada, a partir das 19h”, destaca Raquel Pinho, escritora.