Movimento, saúde e informação marcaram o Aulão de Dança realizado na Praça da Chapada, na tarde da última sexta-feira (23). A ação alusiva à Campanha Janeiro Branco aliou saúde física e saúde mental em um mesmo espaço, promovendo bem-estar, integração e conscientização.
“Hoje nós estamos com esse projeto em parceria com a Secretaria de Política para as Mulheres, fazendo esse momento juntamente com elas na praça. Nada melhor do que comemorar o Janeiro Branco falando também dessa questão do movimento, do exercício físico, ir para a praça, fazer uma atividade física, colocar isso também como meta para o ano de 2026”, frisou Carlos Henrique, psicólogo e coordenador do Centro de Atenção Psicossocial 3.
“O importante é que pratique o ano inteiro. Estamos sempre em busca de cuidados físicos, mas também mentais. A importância do Janeiro Branco é lembrar sobre isso”, disse Karoline Rodrigues, instrutora de dança.
Além da aula de dança, os participantes participaram de momentos de cuidado com a saúde, com aferição de pressão arterial, glicemia, temperatura, saturação e frequência cardíaca, fortalecendo a prevenção e o autocuidado.
Mari Rosa sempre participa dos aulões e falou da importância deles para manter a saúde. “É muito bom para a saúde mental, pois evita que a pessoa tenha depressão, e para a saúde física é bom para nos mantermos em forma. Estou há 3 anos participando, é muito importante para nós, para não ficarmos em casa e nos acomodarmos”, contou.
“Mentalmente ajuda muito, pois nós que passamos muito tempo em casa sem fazer atividade nenhuma, passa muita coisa na mente. Esses eventos são muito interessantes, pois estamos aqui nos divertindo e cuidando da saúde”, destacou Elizeuda Macedo, participante.
A ação da Prefeitura de Caxias contou com a parceria das Secretarias de Saúde e de Política para as Mulheres e teve como objetivo mostrar que cuidar do corpo e da mente caminham juntos.