Caxias implanta Projeto de Cuidados Paliativos em parceria com o Ministério da Saúde

O município de Caxias deu início à implantação do Projeto de Cuidados Paliativos, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, do Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital de Excelência Sírio-Libanês. A proposta reúne profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, das unidades de saúde do município e representantes do Governo do Estado do Maranhão, em parceria com a equipe técnica do Hospital Sírio-Libanês.

Durante três dias, o grupo participou de encontros voltados à discussão de diretrizes, fluxos e protocolos de atuação em cuidados paliativos, com foco na organização da rede de atenção no município. “O objetivo do projeto é alinhar estratégias que fortaleçam a rede de atenção à saúde, garantindo um cuidado mais integrado, humanizado e eficiente aos pacientes que necessitam de cuidados paliativos”, frisa Hulie Rodrigues, Consultora Hospitalar do Hospital Sírio-Libanês.

“O Ministério da Saúde nos contemplou com o PROADI-SUS, no qual seremos monitorados e conduzidos pelo Hospital Sírio-Libanês, uma instituição de excelência. Esse projeto vai promover o desenvolvimento do programa de cuidados paliativos no município de Caxias, integrando os diversos serviços já existentes. A ordenadora do cuidado continua sendo a Atenção Primária à Saúde, mas, até a chegada do usuário, ele terá todo o nosso leque de serviços à disposição, garantindo melhores condições e qualidade de vida, tanto para o paciente quanto para seus cuidadores”, destaca a Assessora Técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Mônica Gomes.

Em Caxias, os cuidados paliativos já vêm sendo desenvolvidos por meio do Serviço de Atenção Domiciliar, implantado no Complexo Hospitalar Gentil Filho, que acompanha pacientes em suas próprias residências, proporcionando mais conforto e qualidade de vida.

“Estamos vivendo um momento de muita alegria para a população de Caxias, com mais um PROADI-SUS do qual a Secretaria Municipal de Saúde é beneficiada. Em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, a chegada do projeto de cuidados paliativos é extremamente importante para o SAD, pois fortalece o trabalho em rede e garante a continuidade do cuidado ao usuário que possui uma condição de saúde ameaçadora da vida. Esse paciente está em casa, mas precisa acessar os serviços da rede, e essa capacitação dos profissionais vem para fortalecer esse processo”, ressalta Camila Lopes, Coordenadora do Serviço de Atenção Domiciliar.

A superintendente de Acompanhamento aos Serviços da Rede de Saúde do Maranhão, Priscila Barros, destacou a relevância da implantação do projeto no município. “A chegada desse projeto em Caxias fortalece a política de cuidados paliativos no Sistema Único de Saúde, que é uma política relativamente nova e à qual o Estado do Maranhão aderiu. Em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, que oferece suporte técnico aos estados na implantação desses projetos, a iniciativa tem como objetivo a qualificação dos profissionais de saúde. O projeto contempla hospitais, policlínica, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Serviço de Atenção Domiciliar e envolve toda a rede de atenção à saúde. Não é um projeto isolado, mas integrado, o que o torna desafiador e, ao mesmo tempo, extremamente necessário”, frisa.

O projeto busca ampliar e qualificar o acesso aos cuidados paliativos no Sistema Único de Saúde, promovendo uma assistência centrada no paciente e em seus familiares, especialmente em situações de doenças crônicas ou graves, fortalecendo a humanização do cuidado no município.