Instituto Ubirajara Fidalgo passa a contar com pré-vestibular gratuito; Inscrições iniciam dia 9 de fevereiro!

O Pré-Vestibular Gratuito Santa Teresa D’Ávila, da pastoral da Educação da Diocese de Caxias, segue transformando vidas por meio da educação. Em 2026, o projeto ganhará ainda mais força graças à parceria com a Prefeitura de Caxias, passando a ser realizado no Instituto Ubirajara Fidalgo, ampliando o acesso e fortalecendo a preparação de estudantes que sonham em ingressar no ensino superior. As inscrições já serão abertas a partir de 9 de fevereiro.

“As inscrições são gratuitas. Este pré-vestibular surgiu de uma necessidade social, ainda durante a Pandemia. Nós estamos com este pré-vestibular social, com professores voluntários. Temos todas as disciplinas e a língua inglesa. Segunda-feira (09), os links já vão estar sendo lançados para as pessoas se inscreverem, porque já vamos iniciar as aulas em março”, disse Fátima Sousa, coordenadora da Pastoral da Educação e Integrante do Instituto Ubirajara Fidalgo.

O pré-vestibular tem como principal objetivo preparar o caminho para jovens e adultos que desejam ingressar nas universidades, oferecendo ensino de qualidade com uma equipe de professores em diversas áreas, orientação e incentivo, especialmente para quem não tem condições de arcar com cursos preparatórios pagos. A proposta é dá oportunidade concreta de mudança de vida por meio da educação. Histórias como a de Valquíria Fontes mostram a importância do projeto. Estudante de Pedagogia, atualmente no 5º período, ela afirma que se identifica cada vez mais com o curso e destaca que o pré-vestibular foi fundamental para a realização do seu sonho.

“Eu acho muito importante este olhar para os estudantes de escola pública, que tem este pré-vestibular Santa Teresa D’ávila. E, foi uma abertura grande, porque tem alunos que não pode pagar um curso particular. Eu cheguei a fazer três vezes o vestibular, mas estudando aqui eu passei na Universidade Estadual do Maranhão, no curso de Pedagogia”, disse Valquíria Fontes, estudante de Pedagogia.

Já Aurilene da Conceição, que ingressou no curso de História, reforça que a formação gratuita oferecida pelo Santa Tereza D’Ávila foi decisiva para sua aprovação. “Eu frequento a Pastoral da Juventude e fiquei sabendo do curso e me inscrevi. Eu fiquei muito feliz em ter passado no vestibular. Quando eu entrei no curso eu não tinha senso crítico, e hoje a minha visão totalmente diferente”, disse Aurilene da Conceição, Estudante de História.

Outras informações sobre as inscrições podem ser obtidas na página do Instagram – Pré-Vestibular Santa Teresa D’ávila: https://www.instagram.com/pre_vestibularstatereza/https://www.instagram.com/pre_vestibularstatereza/ a partir de 09 de fevereiro.

“É gratuito. As pessoas só vão ter o trabalho de sair de casa e vir estudar”, disse Fátima Sousa, Coordenadora da Pastoral da Educação e Integrante do Instituto Ubirajara Fidalgo.