Secretaria Municipal de Saúde e órgãos municipais planejam ações para o Carnaval

Nessa quinta-feira (05), foi realizada, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, uma reunião de alinhamento com foco nas ações preventivas para o período carnavalesco. O encontro reuniu coordenações da saúde e representantes de diversas secretarias municipais, com o objetivo de fortalecer a atuação integrada durante o Carnaval.

A ação da Secretaria Municipal de Saúde visa, por meio da Coordenação da Atenção Primária à Saúde e do Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atendimento Especializado, promover a prevenção, a informação e a proteção da população em um período marcado por grandes aglomerações.

Durante a reunião, a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Lisiane Bezerra, destacou a importância do trabalho conjunto entre as secretarias. Segundo ela, a Secretaria de Saúde provocou esse momento de diálogo para alinhar ações voltadas à conscientização da população, especialmente em relação aos cuidados necessários durante o Carnaval. “Esse é um período de muita aglomeração, e informar e sensibilizar a população é fundamental. Por isso, convidamos secretarias como Juventude, Comunicação, Mulher, entre outras coordenações, para que possamos desenvolver ações mais eficazes e alcançar melhores resultados para a nossa população”, ressaltou.

Representando a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres, Mauriane Lima explicou que o foco das ações será a prevenção da violência contra a mulher e do assédio sexual, situações que tendem a aumentar durante o Carnaval. “A secretaria vai trabalhar com o Protocolo ‘Não é Não’, que atua na prevenção da violência e do abuso, além da implementação do selo ‘Mulheres Mais Seguras’, que promove a conscientização em bares, restaurantes e estabelecimentos similares”, explicou.

A secretária municipal de Juventude, Ângela Machado, também reforçou a relevância da integração entre as secretarias, destacando o papel da juventude nas festividades. “As bandas e os eventos carnavalescos concentram, em sua maioria, o público jovem. Por isso, é muito importante essa preocupação do prefeito Gentil Neto e dos secretários Giuvan e Ângelo em mobilizar todas as secretarias para garantir a segurança e a orientação dos nossos jovens. É um tema intersetorial, e a Juventude não poderia ficar de fora”, afirmou.

O coordenador da Atenção à Diversidade e Comunidades de Povos Tradicionais, Nando Fernandes, chamou atenção para a vulnerabilidade da população LGBTQIA+ durante o período carnavalesco. “Essa população historicamente sofre com discriminação e violência. No Carnaval, aumentam também os riscos relacionados ao uso de drogas e à não utilização de preservativos. Por isso, temos reforçado orientações como não andar sozinho, ter cuidado com encontros marcados por aplicativos e buscar os serviços de saúde”, explicou. Ele também destacou a importância dos testes rápidos e do uso da PEP (Profilaxia Pós-Exposição), orientando que, em casos de relação sexual desprotegida, as pessoas procurem as unidades básicas de saúde que funcionam em horário noturno.

Encerrando as falas, a coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atendimento Especializado, Kelma Bezerra, garantiu que a equipe estará preparada para atender a população durante o Carnaval. “Estaremos bem abastecidos com insumos, especialmente preservativos. Serão distribuídos cerca de 50 mil preservativos, além de orientações à população. Toda a equipe de saúde, juntamente com outras secretarias, estará mobilizada para garantir esse atendimento e promover a prevenção”, destacou.

O encontro mostrou o interesse da gestão municipal com a promoção da saúde, da segurança e dos direitos da população, por meio de ações integradas e preventivas durante o período carnavalesco.