Assistidas recebem palestra e kits de absorventes em momento de conscientização

O Centro de Referência da Assistência Social Mutirão/João Viana recebeu, nesaa segunda-feira (9), uma ação do projeto “Meu Corpo, Minha Voz”, com uma palestra voltada para gravidez na adolescência, formas de prevenção e orientações sobre saúde. A ação destacou a importância do diálogo dentro das famílias, especialmente na orientação de crianças e adolescentes.

Priscila Magalhães, médica ginecologista e Secretária Adjunta de Primeira Infância, foi a palestrante e falou sobre o tema. “Hoje nós falamos, além dos impactos físicos, sociais, emocionais, que uma gravidez causa na vida da adolescente, também falamos sobre os principais métodos contraceptivos e a maneira que cada uma das mulheres que estão aqui tem acesso a partir da UBS, por exemplo. Hoje o nosso público-alvo além das adolescentes foram também as mães e as avós porque o nosso foco é a família. O que elas aprendem aqui, elas levam essa informação pra casa, afinal, uma gravidez na adolescência causa impacto em toda a família”, ressaltou.

A atividade teve como público-alvo mães e avós assistidas pelo equipamento, que participaram do momento de escuta, troca de experiências e esclarecimento de dúvidas sobre temas como sexualidade, prevenção e proteção. Durante a ação, também foram distribuídos kits com absorventes e preservativos.

Luísa Nunes, assistida, destacou que é importante os pais alertarem os filhos sobre o tema. “É muito importante para alertar os jovens, porque que têm muitos pais que não explicam dos seus filhos sobre gravidez na adolescência. É muito boa a iniciativa para os avós, a mãe dar conselho, explicar bem sobre usar preservativos para não ter gravidez na adolescência”, frisou.

“É muito importante porque na adolescência acontecem muitas coisas, por isso é sempre bom ter diálogo com nossos filhos e netos”, disse a assistida, Atailde Sousa.

Ao final, as assistidas participaram de uma aula de aeróbica, promovendo e incentivando à prática de atividade física. O projeto é uma ação da Secretaria Municipal de Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa.

Ana Célia, supervisora do Centro de Referência da Assistência Social do Mutirão/João Viana, destacou que o foco principal é repassar a mensagem. “O nosso público é diversificado, mas como a aula de aeróbica é direcionada para um público específico de mães e avós. Elas vão repassar de alguma forma para a filha, para a neta, para a vizinha, para a sobrinha, para toda a família, porque o nosso foco mesmo é a família como um todo”, finalizou.