O segundo dia da Jornada Pedagógica, realizada pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, foi realizada em diferentes escolas, nesta quarta-feira (11). Uma delas a escola Joaquim Francisco, com um momento de planejamento e fortalecimento da educação pública municipal. A programação reúne profissionais de toda a rede em torno do aprimoramento das práticas educacionais.

Com o tema central “Leitura e Escrita – Desafios e Perspectivas da Sociedade Contemporânea”, o evento promove reflexões fundamentais para o desenvolvimento do ensino. A palestra ministrada pela professora formadora e palestrante Poliana Melônio, abordou a Prática de Leitura e Escrita na Educação Infantil: entre o brincar e o aprender, ressaltando a importância de metodologias que integrem ludicidade e aprendizagem no processo educativo.

“Nós vamos discutir leitura e escrita enquanto habilidades que a criança necessita adquirir e desenvolver. Nós vamos trabalhar o brincar como estruturantes da leitura e escrita. Através da leitura a criança conhece e constrói o mundo”, frisa Poliana Melônio, Professora Formadora.

“Desde criança, a gente consegue trabalhar a leitura nos alunos. A criança aprende a se comunicar imitando a interação com os coleguinhas e a imitação do professor. Ela observa o que o professor faz. Por isso, temos que incentivar o processo de leitura e escrita”, reforça Silvana Pereira, Coordenadora da Educação Infantil.

A Jornada Pedagógica é destinada a gestores, coordenadores e equipes de apoio pedagógico; professores da Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental; Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI); Atendimento Educacional Especializado (AEE); além de profissionais de apoio e auxiliares de salas de leitura, promovendo a integração e o alinhamento de toda a rede municipal de ensino. Encerrando a Semana Pedagógica, nesta quinta-feira (12), a programação será voltada às formações específicas para segurança escolar, manipuladores de alimentos, auxiliares operacionais de serviços diversos e auxiliares de serviços gerais, reforçando a importância de cada profissional no funcionamento das escolas e na construção de um ambiente educacional seguro, acolhedor e de qualidade.

“Estas formações vêm para fortalecer um trabalho que já vem sendo realizado, que vem para agregar ainda mais as nossas vivências, e fortalecendo um eixo importante que é a leitura e escrita. As formações vêm para inovar conforme a necessidade dos nossos alunos”, destaca Luciara Vieira, professora da Educação Infantil CEI Lucrécia Carneiro.

“É importante trabalhar a leitura e escrita desde cedo. Nós trabalhamos a leitura de forma lúdica, de forma prática, desenvolvendo a imaginação e a realidade da criança. É importante que os pais participem da prática da leitura, incentivando a criança, pois ela vai criando uma base para o ensino fundamental”, lembra Edilânia Costa, Professora da Educação Infantil.













