Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência participaram de uma capacitação promovida pelo Centro de Referência e Atendimento à Mulher, dentro da proposta do Projeto Acolher Mais, que tem como objetivo qualificar e humanizar o atendimento prestado pelos órgãos que lidam diretamente com mulheres em situação de violência.

“Vários atendimentos pré-hospitalar são de atendimentos de violência doméstica. Esta palestra é muito importante para que possamos melhorar o atendimento da mulher. Ajuda até mesmo no processo de investigação pelas autoridades”, frisa Raimundo Nonato, Técnico de Enfermagem.

“O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é muitas vezes o primeiro atendimento dessa mulher em situação de violência. Esta capacitação é muito importante para que a gente possa ajudar esta mulher, na forma de acolher. E, também é uma forma de fortalecer a rede de enfrentamento a violência contra a mulher”, frisa Ivana Furtado, Coordenadora de Enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

A formação destacou a importância do acolhimento, da escuta sensível e da atuação integrada entre os serviços da rede de proteção. Durante a capacitação, os profissionais receberam orientações sobre como identificar sinais de violência, agir com empatia, garantir a segurança da vítima e encaminhá-la corretamente aos serviços especializados.

“O Centro de Referência e Atendimento à Mulher tem o Projeto Acolher Mais, que é uma capacitação de profissionais da rede de saúde e segurança, para que eles façam um atendimento humanizado e acolhedor de mulheres em situação de violência. A gente resolveu começar em fevereiro por conta das festas, e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, porque ele é a porta de entrada muitas vezes, é o primeiro atendimento. Os profissionais também podem agilizar a denúncia da situação de violência. Este primeiro atendimento, pode começar a retirada daquela mulher de uma situação de violência”, destaca Lígia Lima, Psicóloga do Centro de Referência e Atendimento à Mulher.











