Caxias inicia aplicação do Nirsevimabe para proteção de bebês contra a Bronquiolite

A Prefeitura de Caxias deu início, na Maternidade Carmosina Coutinho, a aplicação do Nirsevimabe, anticorpo monoclonal que protege bebês contra a bronquiolite, doença respiratória grave causada principalmente pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Os trabalhos iniciaram nesta quinta-feira (12), e foram realizados pela Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Epidemiológica.

A primeira aplicação do imunobiológico no município foi realizada em uma recém-nascida da própria maternidade, marcando um momento histórico para a saúde pública local. A bebê Islaíne Torres foi a primeira criança a receber a dose em Caxias.

A mãe da recém-nascida, Iara Torres, destacou a importância da iniciativa, ressaltando a segurança e a tranquilidade proporcionadas pela proteção precoce contra doenças respiratórias. “Eu não esperava que minha filha fosse a primeira a receber essa proteção contra um problema tão grave, que às vezes pode até levar à morte ou causar sequelas. Estou muito feliz. Pesquisei bastante sobre isso e não imaginava que seria a minha filha a primeira a receber essa dose aqui em Caxias”, frisa Iara Torres, mãe da bebê Islaíne.

A ação representa a implementação de uma tecnologia avançada no município e reforça o compromisso da gestão com a prevenção, o cuidado integral e a promoção da saúde na primeira infância. Segundo o secretário municipal de Saúde, Ângelo Couto, a chegada do Nirsevimabe amplia significativamente a proteção das crianças mais vulneráveis, reduzindo os riscos de internações e complicações.

“Esse é um momento ímpar, um marco na história da saúde de Caxias. No ano passado, testemunhamos uma grande quantidade de crianças internadas por bronquiolite no Hospital Infantil, atendendo não só Caxias, mas também seis municípios da microrregião. Esse imunizante representa um avanço importante. Essas crianças estarão protegidas e, mesmo que precisem de atendimento hospitalar, não será por conta da bronquiolite”, destaca Ângelo Couto, secretário municipal de Saúde.

O Nirsevimabe é indicado para bebês prematuros, nascidos com até 36 semanas e 6 dias, e para crianças com comorbidades específicas, de até 1 ano, 11 meses e 29 dias. O imunobiológico oferece proteção direta contra o Vírus Sincicial Respiratório, principal agente causador da bronquiolite, uma das maiores causas de internação infantil.

O coordenador municipal de Imunização, João Paulo, explicou que o anticorpo utiliza biotecnologia avançada, garantindo maior tempo de proteção. “É um anticorpo desenvolvido com tecnologia avançada para proporcionar uma proteção prolongada. Ele tem uma meia-vida maior, o que garante proteção durante todo o período sazonal, que vai de fevereiro a agosto, quando há maior circulação do vírus”, ressalta João Paulo, coordenador municipal de Imunização.

A Maternidade Carmosina Coutinho será o polo de referência para a aplicação do imunobiológico, atendendo crianças de Caxias e também dos municípios que integram a Regional de Saúde. Representando a Regional de Saúde do Estado, Raquel Conceição, destacou a importância do momento para profissionais de saúde e famílias.

“É um momento de muita felicidade. Ver uma criança sendo protegida contra uma doença que vem se agravando a cada ano é gratificante para todos nós: profissionais de saúde, mães, pais e para toda a maternidade. É um momento realmente louvável”, frisa Raquel Conceição, representante da Regional de Saúde.

Para as crianças elegíveis que já receberam alta hospitalar, o encaminhamento e o agendamento estão sendo realizados pelas Unidades Básicas de Saúde. Com essa iniciativa, Caxias fortalece a rede de atenção à saúde, amplia a proteção das crianças e reafirma seu compromisso com um futuro mais saudável, investindo na prevenção desde os primeiros dias de vida.