Gestão Municipal articula retirada de fios soltos no Centro e regularização de energia em bairros da cidade

A Prefeitura de Caxias realizou nessa sexta-feira (13), mais uma reunião com a Equatorial Energia, representantes de provedores de internet e secretarias municipais para tratar da retirada de fios soltos em postes no Centro Histórico de Caxias. A ideia é corrigir os emaranhados de cabos atuais, melhorar o aspecto urbano e, principalmente, garantir mais segurança para a população.

“Nosso objetivo é bolar um plano junto com os provedores de internet, tivemos um momento na Rua Primeiro de Agosto, e agora vamos fazer um plano para abranger a cidade de Caxias. Lógico, o primeiro exemplo é o Centro, minimizando os riscos, partindo para um planejamento, uma coisa mais eficaz. Esta parte agora é montar um plano de trabalho para melhorar a vida da população. Este momento agora é com a Equatorial, provedores e poder público, para depois conversar com o Ministério Público, e bolar uma solução que seja definitiva para a cidade”, frisa Constantino Castro, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Economia Criativa.

Durante o encontro, foi destacado que as empresas de internet que possuem contrato com a concessionária participarão da ação conjunta, assegurando a organização adequada da fiação, o cumprimento das normas técnicas e a preservação do patrimônio histórico da cidade.

“Tivemos o projeto piloto na Rua Primeiro de Agosto, que deu um aspecto mais bonito no Centro da Cidade. E, com certeza, a gente vai avançar, e agora vamos dá continuidade sim”, ressalta Luílson Teles, empresário.

“Discutimos sobre os fios em postes, porque tem crianças que não têm noção de quais fios estão energizados. Caxias é uma das poucas cidades que está organizando isto aí. Envolveu também a Vila Conquista e bairro Gentil Filho, a Equatorial destacou que em pouco tempo a energia desses bairros vão estar regularizadas”, ressalta Etinho Lemos, secretário adjunto de Meio Ambiente.

“A gente nota que no Centro está bem poluído. E, este trabalho tem que ser em conjunto. Nós já informamos as empresas de internet que têm contrato com a Equatorial, para usar o compartilhamento dos postes. Esta relação já foi repassada, e vamos trabalhar com o foco na segurança. O que for de responsabilidade da Equatorial nós faremos, o que será de responsabilidade do município e das empresas de internet será feito. Cada um na sua responsabilidade, para que possamos melhorar o visual no que se refere a segurança, porque do jeito que está pode ocorrer algum acidente”, frisa Renato Mendes, gerente de relacionamento com o cliente da Equatorial em Caxias (MA).

Na oportunidade, também foram debatidos avanços na regularização fundiária da Vila Conquista e do Bairro Gentil Filho. A previsão é de que, nos próximos meses, essas comunidades avancem na regularização da energia elétrica, aliada ao processo de regularização fundiária, com foco em sustentabilidade e geração de renda.

“Estamos dialogando para que mediante a documentação fundiária da localidade, a gente possa regularizar o fornecimento de energia, tanto da Vila Conquista, quanto do bairro Gentil Filho”, frisa Renato Mendes, gerente de relacionamento com o cliente da Equatorial em Caxias (MA).

“Nós iremos fazer o levantamento da necessidade da colocação de postes da Vila Conquista, para tirá-los da clandestinidade, e passarem a contribuir e estarem legalizados. Como já protocolamos o projeto de regularização fundiária junto ao Cartório. Após o período do Carnaval, nós iremos fazer o georreferenciamento do bairro Gentil Filho, onde nós iremos levar a regularização fundiária daquela comunidade para que eles tenham qualidade de vida”, destaca Jamerson Levi, secretário municipal de Regularização Fundiária.