Uma mistura de ritmos e muita chuva marcaram a última noite de programação oficial do Carnaval em Caxias, realizado pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico. Foram quatro noites de muita alegria, diversão e entretenimento no corredor da folia montado em uma das principais avenidas da cidade, a Senador Alexandre Costa.
“O carnaval de Caxias é o melhor carnaval do interior do Maranhão. Um evento maravilhoso, 100% organizado, segurança demais, tudo perfeito, tudo perfeito. Eu gostei de todas as atrações, todas foram excelentes, foi demais”, elogiou o folião Fábio Pereira, de Teresina (PI).
“O carnaval de Caxias é 10 de 10, muito bom. Eu pretendo vir mais vezes. O prefeito tá de parabéns! Foi tudo ótimo, melhor estrutura, segurança em primeiro lugar, muito bom, viu? De verdade”, enfatizou o folião Sarom, de Teresina (PI).
A primeira atração a se apresentar no palco foi a banda local Furiosa. E, na sequência, foi a vez da banda Pagoblack subir ao palco e aquecer a galera com muito pagode e swing. “A gente fica muito gratificado mais uma vez e agradecemos ao nosso prefeito Gentil Neto por sempre apoiar as bandas locais. Mesmo com chuva, a gente não deixou o folião parar porque aqui é o melhor carnaval do interior do Maranhão”, ressaltou o cantor Márcio André, da banda Pagoblack.
Entre uma banda e outra, DJ Plínio não deixou o folião parado e animou a noite com o melhor da música eletrônica, demonstrando que o carnaval de Caxias é para todos os ritmos. “Eu aproveitei todos os dias, Caxias faz um carnaval bastante seguro e animado, aqui é o melhor”, elogiou o folião caxiense Natanael da Silva Santos.
“Eu gostei demais do carnaval 2026, curti todos os dias aqui no corredor da folia, vai deixar saudades”, afirmou a foliã caxiense Ariele Caroline.
O cearense Matheus Fernandes, pela primeira vez em Caxias, foi uma das atrações mais esperadas da última noite de carnaval. Nem a forte chuva atrapalhou o folião, que curtiu sucessos dos anos 2000, um dos mais novos projetos do artista. “Tem que ter, não pode faltar anos 2000, carnaval tem que ter de tudo. O nosso show durante o ano já é um Carnaval, a gente faz de tudo um pouco. E a gente tenta buscar sempre trazer muita energia para o show. E em Caxias vai ser ainda mais especial”, ressaltou o cantor Matheus Fernandes.
A chuva deu uma trégua para a passagem do trio elétrico com o Pagofunk do baiano Robyssão. Ele falou sobre como cantar no trio é diferenciado. “O trio elétrico é especial porque é um palco andante, diferente do palco normal, que você fica parado. No trio não, no trio você pega a galera que está do lado direito, do lado esquerdo, no início e no final do percurso. E você se comunica com a galera de todos os lugares do circuito. Então, tocar no trio é bom demais, você vai interagindo, a galera anda junto com o trio, corre junto com o trio e pula junto com o trio”, explicou o cantor Robyssão.
E já era quarta-feira de cinzas quando o cantor Jr. Masca subiu ao palco, encerrando o melhor carnaval do interior do Maranhão. “Carnaval é isso, é alegria, energia, show pra cima, alto astral. E é sempre um prazer tocar aqui em Caxias, sempre que a gente vem pra cá é um show maravilhoso. O público daqui sempre recebe a gente muito bem”.
O carnaval vai deixar saudades. E, em 2027, tem muito mais, porque Carnaval é bom, mas em Caxias é bom demais. “A gente teve esse grande desafio de poder retornar o carnaval aqui para a avenida Alexandre Costa, que foi um pedido da população. A gente sempre tem mostrado que esse nosso governo é um governo participativo, um governo que é feito com o povo e nós colocamos aí nas redes sociais e o povo pediu para voltar, o povo queria descer a avenida no trio, lembrar aquele carnaval lá da Bahia, de Salvador, inclusive os cantores que nós trouxemos aqui para o carnaval são cantores baianos. Realmente, a gente viu nesses dias as pessoas descendo no trio, cantando, vibrando com muita alegria, com muita diversão e, o principal, com muita segurança. Saber que vinham aqui para o corredor da folia e iriam voltar também para a sua casa de uma forma tranquila. Então, a gente está muito satisfeito, a gente mostrou que o nosso carnaval daqui de Caxias é um carnaval grande, é um carnaval organizado e, acima de tudo, o maior carnaval do interior do Maranhão”, destacou o prefeito de Caxias, Gentil Neto.
SEGURANÇA E TRANQUILIDADE – O Carnaval de Caxias foi marcado pela tranquilidade e segurança em todas as noites. Os caxienses e visitantes contaram com o reforço das forças de segurança: Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Equipes de Trânsito, Bombeiros Civis e Militares, Segurança Particular. O videomonitoramento reforçou ainda mais a proteção dos foliões, que se divertiram sem preocupações.
LIMPEZA – Mesmo durante a festa, a limpeza estava presente e, ao final de cada dia de festa, os trabalhos do bloco da limpeza também marcaram presença.
CONSCIENTIZAÇÃO – O Corredor da Folia também contou com conscientização. O objetivo foi proteger as mulheres dos assédios pela equipe do Centro de Referência e Atendimento à Mulher.
SAÚDE – Ao longo de todo o Carnaval, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde estiveram presentes e atenderam a quem precisou de assistência, seja no corredor da folia, por conta do teor alcoólico, ou ainda quem, por outros motivos, precisaram do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
COMUNICAÇÃO – Tudo o que aconteceu nos circuitos do Carnaval de Caxias foi mostrado em todos os detalhes pela equipe da Secretaria Municipal de Comunicação, que, dia e noite, esteve presente em diversos pontos da folia. O objetivo foi mostrar a alegria onde quer que ela estivesse neste Carnaval. E os caxienses brilharam a cada click dos fotógrafos, a cada filmagem das câmeras, e tudo está registrado nas páginas oficiais da Prefeitura de Caxias.