A Campanha Maio Amarelo realizou uma Blitz Educativa no Centro de Caxias, na Praça Cândido Mendes, levando conscientização e orientações importantes para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. A ação foi marcada pela união de esforços entre a Circunscrição Regional de Trânsito de Caxias, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal.
“O trânsito é praticado em espaço púbico. O usuário deve usar o trânsito conforme os seus interesses, mas deve respeitar os interesses dos demais. As pessoas estão com muita pressa, muitos veículos e pouco espaço. Nós temos que ter uma conscientização de que o espaço é público e que deve ser usado com muita paz e harmonia”, frisa Tenente Sales, secretário adjunto de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana.
“Hoje é o Dia D. O tema da Campanha este ano é: No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas. Esta é uma mensagem de conscientização, de que o trânsito deve ser um local seguro, onde as pessoas tenham mais atenção e respeito as normas de trânsito. Os motociclistas não têm a opção de usar os itens de segurança, eles têm a obrigação de usar. O mesmo vale para os motoristas”, ressalta Rocha, Agente de Trânsito.
Com o tema deste ano, “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, a campanha reforça a necessidade de mais empatia, responsabilidade e respeito entre todos que utilizam as vias públicas. Durante a blitz, os profissionais distribuíram panfletos educativos e conversaram com a população sobre atitudes essenciais para um trânsito mais seguro.
“O trabalho deve ser feito de uma forma em geral, a educação para o trânsito é importantíssima, mas a fiscalização e a repressão na fiscalização também devem ser realizadas. Agora, não há dúvida de que a conscientização é o que fará com que tenhamos um trânsito seguro”, ressalta Inspetor Lindomar, PRF.
Entre as regras básicas do trânsito destacadas durante a mobilização estiveram: Respeitar os limites de velocidade; usar sempre o cinto de segurança; não utilizar celular ao dirigir; nunca dirigir sob efeito de álcool; respeitar a sinalização de trânsito; Dar preferência ao pedestre na faixa; utilizar capacete ao conduzir motocicletas; manter distância segura entre veículos; realizar ultrapassagens apenas em locais permitidos; redobrar a atenção em cruzamentos e áreas movimentadas.
“Estamos nesta parceria com todas as instituições que fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito. E, o nosso objetivo é salvar vidas. O trânsito não é feito somente de veículos, mas por pessoas, o trânsito quem faz somos nós. Quando saímos de casa temos que ter uma programação, para não andarmos acelerados”, ressalta Ivone Lima, chefe da 2ª Ciretran Caxias.
A ação buscou sensibilizar a população sobre a importância da educação no trânsito e da adoção de comportamentos responsáveis, contribuindo para a redução de acidentes e para a preservação de vidas em Caxias.
“Atenção é para não provocarmos acidentes. A gente tem que dirigir pela gente e pelo próximo. As pessoas estão andando com muita pressa no trânsito”, frisa Elias de Sousa, motociclistas.
“A imprudência é o maior desafio. As pessoas não respeitam a sinalização e o seu lado da via. Hoje eu presenciei um veículo fechando um outro. Muitos, com muita pressa ficam fazendo ultrapassagens indevidas num trânsito deste que é um trânsito lento”, ressalta Marconi Lima, motociclista.