A abertura da 13ª Conferência Municipal de Saúde contou com apresentação do grupo cultural Carimbó Flor do Mar. O evento aconteceu no auditório do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Maranhão, no Centro de Caxias. A Conferência está sendo promovida pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Prefeitura de Caxias. Na ocasião, foi lido o regimento para o público presente, documento que norteia a Conferência.
“Essa conferência é feita de quatro em quatro anos. É nessas conferências que a gente traz os anseios da população, onde a gente vai debater os anseios da população, da sociedade, com as suas demandas, o que precisa para os hospitais, o que precisa ter de remédio, se não tem, ou seja, é SUS. O SUS é muito importante, por isso a gente está aqui hoje debatendo. Amanhã nós vamos ter os temas e os debates para que nós tenhamos uma saúde futura muito melhor”, explicou Cesar Furtado, coordenador da 13ª Conferência Municipal de Saúde.
“O regulamento é chamado regimento interno, é esse regimento que define toda a Conferência. É o regimento que diz as normas que cada delegado pode estar trabalhando durante o dia de manhã, nos eixos. É um protocolo de formas e normas para se trabalhar a 13ª Conferência Municipal de Saúde”, destacou Aldenora Concutelli, presidente do Conselho Municipal de Saúde.
O evento deste ano aborda a temática: “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do povo é cuidar do Brasil”, reunindo vários profissionais de saúde, fornecedores, usuários e órgãos públicos. João é fisioterapeuta e destacou que a Conferência é uma grande oportunidade para tirar dúvidas e conhecer com mais precisão os serviços disponíveis pelo SUS. “É a minha primeira vez participando de uma Conferência. Eu já conhecia sobre o papel de como funciona durante os estudos, mas aqui é a primeira vez na prática mesmo. Já nesse começo, eu já vi a grande diferença que é a aproximação do diálogo, tanto dos representantes quanto da questão da governança com os usuários. Aqui, nós que estamos na prática, de fato, a gente conhece o que necessita e, principalmente, o que a população necessita”, frisou João Lima, fisioterapeuta.
Os participantes acompanharam uma palestra magna proferida por José Ross sobre o tema central do evento. “Bem, nós temos um eixo temático central que trata da ‘Saúde, Democracia, Soberania: Cuidar da saúde, acima de tudo, é cuidar do seu povo’. Essa temática nos remete a essas reflexões de pensar um SUS, acima de tudo, público, universal, principalmente para aquelas populações mais vulneráveis. Porque hoje existem algumas adversidades, alguns vilões do SUS, como, por exemplo, a privatização. No tempo em que isso acontece no Brasil, a gente hoje já investe quase 10% do PIB no Brasil, mas, lamentavelmente, 60% de todo o investimento hoje é privado, ou seja, muitas das famílias brasileiras acabam investindo o seu orçamento no pagamento de plano de saúde, a saúde suplementar, diferente de muitos países da Europa, que têm uma realidade bem investida. O investimento no setor privado, lá nos planos de saúde, não chega a 30%. Tem um paradoxo, a gente precisa refletir sobre isso, quais são as ameaças ao SUS, a democracia em tempos de globalização. E o SUS tem que estar preparado, porque o que vem aí no futuro, de repente, é ter uma nova pandemia. O SUS tem que blindar a nossa população. Em suma, é isso que a gente vai contextualizar para a nossa plenária”, falou José Ross, palestrante.
A 13ª Conferência Municipal de Saúde acontece nos dias 2 e 3 de julho. De acordo com o secretário de Saúde, os encontros devem possibilitar aos profissionais um melhor direcionamento sobre o Serviço Único de Saúde (SUS). “O objetivo maior é cada vez mais aprimorar o Sistema Único de Saúde da nossa cidade, para que a gente possa melhor atender a população com todo o merecimento que tem e que merece. O SUS é ímpar. Nós todos dependemos hoje do SUS, seja o rico ou o pobre, todos eles caem na rede do SUS. Emergência ou urgência, por exemplo, uma pessoa tem um infarto, o primeiro a ser acionado é o SAMU, e do SAMU vai para o hospital público. Então, para você ver que o SUS veio para ficar. Nós estamos agora aproveitando essa conferência para aprimorar mais ainda o nosso SUS na nossa cidade”, frisou Ângelo Augusto Couto, secretário municipal de Saúde.