Mais de 250 procedimentos são realizados durante mutirão de cirurgias oftalmológicas em Caxias

Neste domingo (12) a Prefeitura de Caxias, em parceria com o Governo do Estado realizou um Mutirão de Cirurgias Oftalmológicas de Pterígio e Catarata, realizado na Clínica da Unifacema, em Caxias. A ação começou nas primeiras horas do dia, com a distribuição de senhas e o acolhimento dos pacientes. “Eu vou fazer a operação da vista, aqui tá muito bom, agilizou o procedimento. Eu tô precisando de muito dessa cirurgia pra me enxergar. Todos que fizeram no mutirão estão tudo enxergando e graças a Deus vai ser uma boa operação”, falou Edmar da Cruz Correia, paciente atendido.

“Ela detectou há algum tempo que precisaria fazer uma cirurgia e aí então ela adiou, adiou e hoje apareceu a oportunidade e nós estamos aqui. E, está tudo de bom para ela e para todos que estão aqui, porque esses mutirões são importantes porque muita gente não tem a condição necessária para realizar essa cirurgia, então é sempre bem-vindo para a população e para todos nós. Muito bom, tá bem organizado de uma forma em geral”, destacou Maria Antônia, Agente Comunitária de Saúde.

Ao todo, mais de 250 procedimentos foram realizados, entre cirurgias e atendimentos oftalmológicos, beneficiando pessoas que aguardavam pelos serviços e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. “Conheço alguns casos de pessoas que já fizeram e a minha mãe passou por uma consulta médica e o médico orientou pra que a gente procurasse o mutirão. E aí ela veio, graças a Deus, já tá na triagem. Estou confiante, vai dar tudo certo”, disse Lia Lobo, assistente social, acompanhante.

Quem não conseguiu ser atendido nesta edição terá uma nova oportunidade. Um novo mutirão está programado para o dia 19 de julho, ampliando o acesso da população aos procedimentos oftalmológicos e dando continuidade às ações voltadas à redução da fila de espera. “Exatamente, tem uma equipe especializada que, como vocês viram, é uma de oftalmologia, toda feita a triagem, a triagem os pacientes vão direto para fazer a cirurgia hoje. Os pacientes, hoje, foram feitos de 200 a 250 procedimentos aqui nesse momento. O objetivo é ver diminuir a fila enorme de pacientes com catarata, para que ganhem mais qualidade de vida, melhore para esses pacientes, principalmente pacientes idosos que já têm essa deficiência visual devido a catarata”, ressaltou Jefferson Coutinho, diretor do Hospital Gentil Filho.

“É importante falar sobre mais esse investimento na saúde de Caxias, com o apoio do Governo do Estado, com a Prefeitura Municipal de Caxias, hoje na verdade não serão 200 atendimentos, serão 250 atendimentos. É importante salientar que as pessoas que foram triadas hoje, que não caberem dentro desses 250, terão outro momento no próximo domingo para estar fazendo esse procedimento”, frisou Gilvan Dias, secretário adjunto Municipal de Saúde.

A iniciativa mobilizou equipes médicas, profissionais de enfermagem e servidores da área da saúde, garantindo atendimento organizado e humanizado durante toda a manhã. O Prefeito de Caxias, Gentil Neto acompanhou tudo de perto, e destacou a importância da parceria. “Bom, nosso intuito é poder estar zerando as filas de cirurgias, é fazer com que a saúde se aproxime da nossa população caxiense, principalmente aquelas pessoas que mais precisam. Hoje, 250 pessoas estão fazendo essas cirurgias, tem de catarata bem como de pterígio e vai com certeza melhorar a visão delas trazendo mais qualidade de vida, trazendo mais dignidade. São investimentos como esses que são importantes, principalmente quando se trata da questão da saúde, de levar esse conforto e essa melhor visão que o nosso povo caxiense merece, tudo é graças ao empenho das nossas deputadas”, destacou Gentil Neto, Prefeito de Caxias.