Secretaria Municipal de Saúde capacita manipuladores de alimentos da rede municipal

Manipuladores de alimentos e Auxiliares Operacionais de Serviços Diversos (AOSD) da Rede Municipal de Saúde de Caxias participaram, nesta última quinta-feira (22), de uma capacitação com a temática “Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos”, no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Durante a capacitação foram abordadas formas de evitar contaminação, boa higienização de alimentos, cuidados no armazenamento, práticas corretas de manipulação, entre outras temáticas.

A coordenadora de nutrição da Secretaria Municipal de Saúde, Natalia Coelho, responsável pela capacitação, falou sobre a ação. “São práticas a serem desenvolvidas dentro do ambiente de alimentação e nutrição, para a produção de um alimento saudável. Vou passar o conteúdo teórico e eles também terão atividades práticas”, disse.

O objetivo foi atualizar os conhecimentos dos colaboradores, que atuam diretamente na preparação e manuseio dos alimentos servidos nas unidades de saúde, para garantir uma alimentação saudável e segura de funcionários e pacientes.

Socorro Sousa, AOSD, participou da ação e destacou a importância de se capacitar, “É muito importante aprender mais sobre como manipular os alimentos. Eu trabalho na UPA há 3 anos, temos todo um cuidado para distribuir para os nossos pacientes. É muito importante essa capacitação”, disse.

“Essa capacitação é um benefício para toda Rede Municipal de Saúde, pois abrange as boas práticas para os manipuladores de alimentos. Cada setor precisa de prática para uma boa alimentação dos colaboradores e pacientes de cada instituição”, finalizou a colaboradora, Lidiane Almeida