Uma ação da Campanha Maio Laranja, voltada à conscientização e prevenção contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, foi realizada na UEM Emília Costa, nessa quinta-feira (22). Em um momento lúdico e de conscientização, alunos da unidade refletiram sobre a temática da campanha.

A gestora adjunta da unidade, Elinalva Abreu, destacou que a atividade reforço o apoio da escola aos alunos. “A gente procura de todas as formas trazer mais informações para eles, para saberem desde pequenos que podem contar com alguém, que possam se sentir protegidos e que tem a quem recorrer”, disse.
Na oportunidade, profissionais da Secretaria Municipal de Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa, desenvolveram uma dinâmica educativa, demonstrando onde se deve ou não tocar no corpo, e como os adultos podem identificar situações de risco, formas de prevenção, além de informar sobre canais seguros para evitar que as crianças tenham seus direitos violados, a exemplo de: pais, professores, diretores, responsáveis e Conselho Tutelar.

A assistente social, Angela Ferreira, falou sobre o objetivo da atividade. “Nosso objetivo é que eles possam entender onde se pode ou não tocar no corpo deles. Além de repassar a importância de não falar com estranhos. Temos que conscientizar eles sobre o que não é seguro, para que eles possam entender”, disse.
Os alunos participaram ativamente da atividade e elogiaram a ação. A aluna, Alicia Pessoa, participou da dinâmica e ressaltou a proteção para as crianças. “As crianças também merecem respeito pelo seu corpo, os adultos não podem fazer maldade com a criança ou abusar delas. Muitas crianças já foram abusadas, sequestradas e aconteceram coisas ruins, por isso acho que merecem muito respeito e cuidado. Gostei muito dessa palestra e acho muito importante”, disse.

Erick da Silva, aluno, aprendeu sobre as formas de prevenção. “Não podemos confiar em estranhos da internet, temos que ter cuidado com o que eles pedem. Se pedirem para tocar no nosso corpo, não podemos deixar”, frisou.
“Aprendi que não podemos deixar estranhos nos tocarem. Agora já sei me proteger”, contou Heitor Araújo, aluno.
A atividade faz parte de uma extensa programação de ações da Campanha Maio Laranja que está sendo realizada pela Prefeitura de Caxias, durante todo o mês de maio de 2025.
