A Unidade Integrada Municipal Teódulo Aragão promoveu a apresentação dos projetos desenvolvidos na disciplina eletiva, por meio de uma Mostra Artística-Cultural e Literária. O evento reuniu alunos, professores e comunidade escolar, nesse sábado (31), em um momento de celebração ao conhecimento, à criatividade e à valorização da cultura regional e da leitura.
“Nós decidimos fazer desse sábado, um sábado diferente, dinâmico, lúdico, projetos que foram trabalhados ao longo do ano, com apresentações, brincadeiras, arte, na disciplina eletiva. Nós, enquanto escola, estamos buscando proporcionar um trabalho de qualidade e vivenciam eles com muita vontade, prazer e conquista”, lembra Socorro Ramalho, gestora da escola UIM Teódulo Aragão.
“Cada sala de aula ficou com um tema como literatura e leitura, os projetos artísticos. Então, está sendo magnífico este momento com este lindo projeto”, destaca Alexsandra Maciel, secretária adjunta de Educação, Ciências e Tecnologia.
A programação contou com um bate-papo sobre livros, leituras e leitores, em que estudantes compartilharam suas experiências com a literatura, demonstrando o impacto da leitura em suas vidas e no processo de formação crítica e cidadã. As apresentações artístico-literárias encantaram no pátio da escola, com performances que uniram poesia, teatro, música e dança, revelando os talentos dos alunos e a potência da arte na educação.
“Cada turma do 1º ao 5º ano, nós trabalhamos um projeto chamado Conhecendo o Meu Município, onde as crianças aprenderam mais sobre a nossa cidade, aprenderam sobre a história, o turismo, elas aprenderam como se deu a construção da cidade até chegar ao nome de Caxias, homenagearam artistas locais, a exemplo do Sid Sertão, uma verdadeira imersão em nossa cidade”, lembra Adriana Ribeiro, professora.
Um dos pontos altos da mostra foi a fundação do Clube de Leitores da escola, iniciativa que visa incentivar o hábito da leitura de forma coletiva e prazerosa, fortalecendo o protagonismo juvenil e a formação de novos leitores. A mostra também abriu espaço para as exposições culturais regionais, com trabalhos que destacaram as manifestações artísticas, comidas típicas, tradições populares e elementos históricos do Maranhão, promovendo o reconhecimento e a valorização da identidade cultural local.
“Aqui é uma escola que opera do 1º ao 5º ano, e cada professor ficou responsável por desenvolver uma atividade voltada para a literatura, para a arte e para a cultura. Nós temos diversas artes feitas pelas crianças, além de lazer, através de tudo que está sendo exposto pelos alunos”, frisa Cleiton Silva, apoio pedagógico.
“Cativar, amar, respeitar. Eu sou o Pequeno Príncipe”, disse Wendel Ferreira, aluno.
“Eu achei bom participar. Eu fui o Pequeno Príncipe, e achei legal”, lembra Miguel dos Santos, aluno.
“É muito bom, porque é uma experiência muito boa. A gente conseguiu aprender. A gente aprendeu sobre lenda e sobre a nossa cultura, que é muito importante”, frisa Carolina Almeida, aluna.
“É uma oportunidade de explorar temáticas, e vem para expandir e criar projetos novos para a escola. Eles gostam muito desse tipo de movimentação na escola. Todo mundo empenhado para trabalhar juntos, falando sobre economia criativa, educação financeira, fazendo com que a criança tenha noção do dinheiro, então, eles aprendem mais que o normal na escola”, disse Sid Sertão, artista plástico e professor