Curso “A Construção Legal do Saber e Brincar na 1ª Infância” é ministrado a profissionais da educação do município

Nessa segunda-feira (23), no auditório do Centro de Estudos Superiores de Caxias, foi ministrada a Segunda Etapa da Primeira Jornada do Curso “A Construção Legal do Saber e Brincar na 1ª Infância”, uma iniciativa que integra a programação da Semana Municipal do Bebê e do Brincar 2025. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia, por meio da Coordenação de Educação Infantil, em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

“Nós valorizamos o brincar, enquanto uma dimensão de planejamento, organização, valorizando o ato do brincar para o desenvolvimento afetivo, psicomotor, cognitivo dessa criança. Esta parceria é uma extensão da Universidade Estadual do Maranhão, curso de Pedagogia, Departamento de Educação, em parceria com a Secretaria de Educação, por meio da Coordenação de Educação Infantil, dentro da Semana do Bebê e do Brincar”, disse Franc-Lane Sousa Carvalho, professora da UEMA.

“Este curso, nós estamos efetivando a segunda etapa e temos como tema a musicalização na educação infantil, no processo de aprendizagem das crianças. É uma formação para que todos os professores que trabalham com crianças possam intensificar suas metodologias nos espaços das salas de aula”, lembra Silvana Pereira, coordenadora da Educação Infantil.

Com foco na formação continuada de professores, gestores e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, o curso destaca a importância do brincar e da ludicidade como elementos centrais no desenvolvimento integral das crianças. Durante esta etapa da jornada, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar duas oficinas práticas:

• “Ludicidade no desenvolvimento infantil: a música como instrumento mediador na prática pedagógica”, que ressaltou o papel da música como ferramenta de estímulo cognitivo, afetivo e motor nas interações cotidianas da educação infantil;

• “Uni, Duni, Tê: musicalização, afeto e outras composições para a educação infantil”, abordando a musicalização como linguagem essencial para o fortalecimento de vínculos e o estímulo à criatividade, expressão e socialização das crianças.

O curso é uma forma de valorizar a infância, por meio da qualificação dos profissionais que atuam nessa etapa fundamental da educação, reforçando a importância do brincar como direito da criança e como prática pedagógica essencial para sua formação plena.

“Esta formação hoje vem trazendo elementos novos. Por mais que se diga que na educação infantil se brinca, a intencionalidade pedagógica, o olhar do professor, se renova a cada momento, porque os estudos mostram quantas habilidades se desenvolvem através do brincar. O brincar é nato da criança: as interações, a fala, o respeito ao próximo, o convívio social”, disse Wilma Gutelayne, gestora.

“Este momento é de muito aprendizado. Embora a gente já venha de um percurso na educação infantil, o brincar hoje é essencial dentro da educação infantil, porque ele estimula o faz de conta, para que a criança venha a compreender a perspectiva de futuro. O brincar vai desenvolver a criança em todos os seus sentidos — no social, psicológico, emocional — então a gente tem que ver a importância desse projeto”, lembra Maria da Natividade, professora.