A Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia realizou nessa terça-feira (24), na escola Leôncio Alves Araújo, no bairro Campo de Belém, uma capacitação voltada para gestores e coordenadores pedagógicos das escolas da sede e da zona rural da rede pública municipal. O objetivo do curso foi orientar os profissionais sobre a correta realização do Censo Escolar, uma das principais ferramentas de diagnóstico da educação brasileira.
“Nós prestamos contas com o governo federal, com o Censo Escolar. São informações fidedignas que a gente repassa e, assim, a gente prospera a escola. Essas informações precisam ser fidedignas, elas trazem recursos que possam ajudar a própria escola”, lembra Luzinete Vieira, gestora escolar.
Durante a formação, os participantes aprenderam sobre os procedimentos técnicos e operacionais para o preenchimento das informações no sistema Educacenso, tais como matrícula, movimento e rendimento dos estudantes, dados dos profissionais da educação, estrutura física das escolas, além de esclarecer a importância da precisão dessas informações.
“É muito importante que todos os gestores disponham dessas informações, porque qualquer informação diferente no sistema impacta na vida do aluno, nos dados que são colocados. Estar de posse desses treinamentos é fundamental para que o sistema flua bem. Através dessa base de dados, são realizadas estratégias voltadas a uma comunidade específica identificada dentro do Censo”, disse Leticiane Cruz, gestora adjunta.
A capacitação também destacou como os dados coletados no Censo Escolar influenciam diretamente nas políticas públicas educacionais, no planejamento pedagógico, na alocação de recursos federais e no acompanhamento da evolução do ensino no município. A capacitação garante que os gestores estejam preparados para atuar com responsabilidade, transparência e eficiência na coleta e análise dos dados que refletem a realidade das escolas municipais.
“Nós trabalhávamos em outro ambiente, o sistema mudou. Os códigos se tornam mais importantes do que a parte escrita. Como o sistema é um banco de dados, trabalhar com códigos se torna mais assertivo. Nossa base é de indicativos educacionais; as escolas têm o Censo como ferramenta de controle e de estimativas. É através dele que a escola quantifica alunos, profissionais, recursos alocados, dependências, o que pode ser feito para melhorar, o que a escola demanda, precisa, e tudo é captado por meio do banco de dados escolar. Como trabalhamos com o banco de dados nacional, precisamos saber o que se tem no ambiente escolar, de recursos humanos, de material disponível, tudo é quantificado. Porque são recursos do governo federal e tudo precisa ser auditado”, lembra Vinícius Sousa, técnico da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia.