O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE/Caxias continua investindo em tecnologia para garantir mais eficiência na captação do Rio Itapecuru, responsável pelo abastecimento de 60% da população da cidade.

O trabalho consiste na modernização do acionamento das bombas, na captação, substituindo o dispositivo eletrônico Soft Starter já obsoleto, por um moderno inversor de frequência que vai ser controlado por um sistema de PLC – Controlador Lógico Programável.

Esse sistema é destinado para áreas de saneamento que com um controlador lógico programável irá modular a velocidade do conjunto motor-bomba e, assim, controlar a vazão necessária a ser entregue na estação de tratamento da Volta Redonda. Uma tecnologia que vai influenciar diretamente na potência elétrica, reduzindo o consumo de energia elétrica, ou seja, garantindo eficiência energética”, explica o engenheiro eletricista, João Eyder.

O SAAE Caxias é o único do nordeste a implantar essa tecnologia de acionamento de bombas. “Essa é mais uma prova de que, na gestão do prefeito Fábio Gentil, temos a preocupação de oferecer à população de Caxias um serviço de excelência e, para isso acontecer, temos que investir em tecnologia, no que há de mais moderno no acionamento de bombas, proporcionando mais eficiência energética e controle da vazão do sistema”, explica o diretor do SAAE/Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda.

Esse é um projeto piloto que será implantado em outras áreas do SAAE, como a distribuição do reservatório da Vila Alecrim e as estações da Volta Redonda e Ponte, ou seja, todo o sistema da autarquia será acionado por meio de tecnologia de ponta, garantindo mais confiabilidade no tratamento de água para a população de Caxias.

Confira na reportagem:

 

Palavras chaves: ,