O Conselho Municipal de Assistência Social, em parceria com a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa, está realizando, no dia 8 e 9 de julho, a 14º Conferência Municipal de Assistência Social em Caxias. O evento está acontecendo no Centro de Treinamento João Paulo II.

O Prefeito de Caxias, Gentil Neto, destacou a importância da união da sociedade civil e do poder público durante a Conferência. “É um momento muito importante, onde a gente se junta com a sociedade civil organizada, com todos os funcionários que compõem a Secretaria de Proteção Social, para que possamos discutir ações que serão feitas a pequeno, médio e longo prazo dentro da proteção social no município. Para que a gente possa chegar, através dessas ações, lá na ponta, onde muitas das vezes são pessoas que realmente necessitam daquela assistência”, disse.
A Secretária Municipal de Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa, Adriana Raquel, frisou que o momento é fortalecimento das política públicas. “Nós estamos realizando a 14ª Conferência Municipal da Assistência Social, com o intuito de sempre melhorar as políticas públicas dos SUAS, fortalecer as políticas públicas. Caxias mais uma vez inovando, serão dois fortalecendo as nossas políticas públicas dos SUAS, tentando melhorar ainda mais a proteção social e o serviço de assistência social, que é muito importante, não só para o município, mas para o estado e para o Brasil”, destacou.

Maria Julia, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, destacou o processo para realização da Conferência. “Já estamos nesse processo há algum tempo, já aconteceram as pré-conferências e agora vai ser a municipal, onde estarão todos os delegados que foram escolhidos, os representantes das entidades, os trabalhadores do SUAS, e aqui vai ser um momento assim, onde vamos estar ouvindo toda a sociedade de Caxias”, explicou.
A abertura do evento contou com a leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência e palestra magna com o tema “20 anos do SUAS – construção, proteção social e resistência!”. Fabricia Carvalho, assistente social, foi palestrante do evento e destacou a temática abordada. “Nosso diálogo hoje é sobre a importância do SUAS para a população, para a garantia de efetivação dos direitos das pessoas que precisam, das pessoas que estão em situação de risco e vulnerabilidade social”, ressaltou.

Durante os dois dias de Conferência serão debatidos 5 eixos temáticos, que abordam: a Universalização dos SUAS, Aperfeiçoamento contínuo do SUAS, Integração de benefícios e serviços sócios assistenciais, Gestão democrática, informação no SUAS e comunicação transparente, e Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento dos SUAS.
Vera Jordão, Conselheira Estadual de Assistência Social, explicou sobre as discussões durante o evento. “É um processo democrático participativo, entre a sociedade civil, para deliberar as propostas de políticas públicas para o município nos próximos anos”, finalizou.
Ao final do evento, será realizada aprovação de propostas e eleição de delegados para a 19ª Conferência Estadual de Assistência Social.




