A reunião de gestores municipais da Secretaria Municipal de Atividades Produtivas e Inspeção Animal, Secretaria Municipal de Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa, Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia e cooperativas ocorreu no auditório da Prefeitura de Caxias (MA), nessa terça-feira (08), com técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que vieram acompanhar de perto o andamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município. A reunião contou com a participação de representantes da Prefeitura de Caxias e das cooperativas locais envolvidas na execução do programa.
“Esse trabalho nós somos beneficiados, são 23 agricultores que trabalham fornecendo para três escolas na Rodagem, Santo Antônio e Alecrim. E, graças a Deus, tem dado certo. Temos fornecido o quiabo, o azeite, cebola, melancia, abóbora e outros. Nós estamos lá com projeto de cebola, melancia, quiabo e abóbora, e estamos incentivando os companheiros. A gente já produz confiando que o produto será comprado”, disse José Rodrigues (Zé Nita), representante da COOPERLEST.
“Nós estamos participando da Conab, onde estamos produzindo e fornecendo ao CRAS do Bacuri para servir de alimentação para as pessoas mais necessitadas”, disse Carlos César, representante da COOFAC.
Atualmente, duas cooperativas, Cooperativa dos Produtores Rurais do Leste Maranhense e Cooperativa Florescente Agropecuária de Caxias, estão ativamente fornecendo alimentos para equipamentos da Prefeitura, incluindo escolas municipais e um Centro de Referência da Assistência Social. Por meio do PAA, o Governo Federal adquire os produtos diretamente das cooperativas, que, por sua vez, realizam a entrega dos alimentos para a alimentação escolar e também para as famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo município.
“Nós fomos contemplados com o CRAS Bacuri, e fomenta a gente a alimentar a quem mais precisa, por meio dos equipamentos da Proteção Social. Isso mostra o compromisso do Governo Federal, não só com Caxias, mas também para os agricultores”, destaca Adriana Raquel, secretária municipal de Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa.
O Programa de Aquisição de Alimentos tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar, garantir a segurança alimentar e promover a inclusão social, tanto para quem produz quanto para quem recebe os alimentos. A visita dos técnicos da Conab permitiu avaliar a execução das ações, tirar dúvidas e alinhar estratégias para garantir que o programa continue beneficiando a população caxiense de forma eficiente e transparente.
“O nosso agricultor familiar, ele é muitas vezes desprovido de informações sobre o cooperativismo, e a Secretaria tem este papel de dar informações aos produtores, para que eles tenham uma organização formal e que assim consigam acessar as políticas públicas do Governo Federal. Os últimos projetos aprovados foi a Secretaria que fez toda esta parte de formalização, incluindo o projeto produtivo para a Conab, para que fosse aprovado para o município. A gente pode dizer que são duas mãos: o produtor consegue escoar a produção com o preço justo e o produto consegue chegar na ponta”, disse Luciana Soares, secretária municipal de Atividades Produtivas e Inspeção Animal.