Caxias realiza 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher com foco em democracia, igualdade e novas conquistas

Nessa sexta-feira (11), a cidade de Caxias sediou a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher, um momento de diálogo e mobilização em defesa das pautas femininas. O evento foi realizado no Assunção Festas, com organização do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, e apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres.

“O espaço da Conferência é sempre muito importante, porque é um espaço de construção coletiva. Esta 5ª Conferência vem trazendo a questão da representatividade, e o tema dela é – Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todos. Tentamos abraçar todas as representatividades, mulher trans, mulher LGBT, idosa, jovem, população ribeirinha, população de matriz africana”, disse Patrícia Ximenes, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

“A mulher cadeirante, de matriz africana, a menina que ocupa algum espaço, as mulheres que ainda não tiveram condições de trabalhar, aquela que colabora com a comida na mesa, as mulheres podem transformar as suas vidas pela conscientização de que nós temos nosso espaço, nosso lugar e que estamos primando pela igualdade de gênero”, frisa Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres.

Com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”, a conferência reuniu representantes da sociedade civil, movimentos sociais, instituições públicas e mulheres de diversos segmentos para discutir avanços e desafios nas políticas públicas voltadas às mulheres.

“Nós precisamos valorizar as propostas e contribuições das mulheres, principalmente da sociedade civil, e o poder público é este lugar para realizar, Mas a luta continua, é todo dia, toda hora, não podemos deixar acontecer o silenciamento. E, as conferências são estes momentos importantes”, destaca Jesus Andrade, Presidente da ONG Mulheres e Meninas de Caxias.

A programação contou com a leitura e aprovação do Regimento Interno, a realização de painéis temáticos, grupos de trabalho organizados por eixos e a eleição das delegadas que representarão Caxias na Conferência Estadual. As propostas levantadas localmente servirão de base para o debate em instâncias maiores, rumo à construção de políticas públicas mais eficazes e inclusivas.

“Acredito que ninguém da voz a ninguém, a gente é que conquista a própria fala, e é de suma importância para que estas políticas sejam efetivas, para que chegue às mulheres de todas as raças, etnias. É, de suma importância está discutindo nestes espaços”, destaca Brígida Magalhães, historiadora.

A Conferência Municipal é uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), que ocorrerá entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro de 2025, sob a coordenação do Ministério das Mulheres e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM). Após quase uma década desde a última edição, realizada em 2016, a retomada da Conferência Nacional simboliza o fortalecimento da agenda de gênero no país.

O encontro em Caxias reforçou pilares essenciais para a melhoria da vida real das mulheres, como: autonomia econômica, igualdade de gênero dentro e fora do ambiente de trabalho, enfrentamento à violência, ao assédio e à discriminação, além do acesso a políticas públicas e o estímulo à participação feminina na política e em espaços estratégicos de decisão.

“A gente tem mostrado por meio de ações concretas, mas nada melhor do que ter a participação popular, escutar as demandas de todos segmentos de mulheres, para que possamos atingir a todas. A partir da Conferência vamos desenvolver políticas. Mas, nós lançamos também uma Confeitaria Comunitária, onde a Prefeitura vai capacitar 30 mulheres neste primeiro momento e vai dar todo aparato necessário, gerando emprego e renda a cada uma delas”, disse Gentil Neto, Prefeito de Caxias (MA).