A Unidade Escolar Municipal Vereador Teodomiro Carneiro dos Santos Neto, localizada no bairro Vila Arias, realizou uma inspiradora exposição artística com foco na alfabetização dos estudantes do 1º ano e a construção de outras habilidades. A atividade teve como base a obra da artista brasileira Tarsila do Amaral, uma das principais representantes do modernismo na América Latina. Pintora, desenhista, escultora, ilustradora, cronista e tradutora, Tarsila é reconhecida por expressar, através de suas criações, a identidade cultural e o nacionalismo brasileiro.
“Estamos muito felizes com a apresentação desse trabalho, de Tarsila do Amaral, onde a gente ver, a exposição linda. A professora com muita dinâmica envolveu os alunos da sua sala e da comunidade escolar, desta estimada escola, Teodomiro Carneiro. A arte transforma, porque eles usam a imaginação”, disse Alexsandra Maciel, secretária adjunta de ensino.

“Está sendo maravilhoso. Tem o trabalho de todas as crianças, houve a inclusão, a família, a comunidade, teve um envolvimento bem interessante. Nós convidamos a comunidade, outros alunos para acompanhar do 6º ao 9º”, disse Romélia Arcângela, gestora.
Durante o evento, as crianças mostraram seus próprios traços inspirados nas obras da artista, explorando cores, formas e significados que despertam a imaginação e o olhar crítico desde a infância. A proposta pedagógica uniu arte e linguagem, despertando nos pequenos a importância de utilizar a criatividade.

“Eu desenhei uma lua, e também eu gosto da escola porque a gente apresenta as nossas coisas. Hoje é dia do aniversário da minha mãe, no dia da minha exposição. Eu gostei, porque eu gosto de pintar”, disse Ana Sofia, aluna.
“Eu fiz um desenho. Eu fiz o desenho do pescador. É um momento legal. Eu gosto de desenhar”, disse Renan Gabriel, aluno.
“Tivemos uma interação ente a família, os alunos e a escola. Foi um trabalho baseado em união. A gente teve a oportunidade de aprender junto com as crianças, a professora Gardênia é uma ótima professora. E, nós aprendemos alguma coisa. Dá um orgulho de ver tudo pronto”, disse Vanessa Ravena, mãe do Benjamin.

“Foi legal, eu fiz o desenho do Abaporu. Eu pintei com as cores fortes, cor laranja, amarela e verde”, disse Benjamin Nascimento, aluno.
A exposição que foi organizada pela Professora, Gardênia Silva, foi prestigiada por toda a comunidade escolar, incluindo familiares e convidados, que se encantaram com a sensibilidade e o talento demonstrado pelos alunos. A atividade reforçou o papel transformador da arte no processo educativo, promovendo o aprendizado de forma lúdica, sensível e significativa.

“Vai muito além da pintura, do papel, da tinta, ele vai explorar o senso crítico das crianças, e através da pintura eles vão desenvolver o senso crítico. Quando a gente pensou no projeto, a gente pensou em envolver os pais e a escola. O projeto teve duração de 1 mês. A gente escolheu 14 obras da pintora, e dessas pinturas, fizemos a releitura dessas obras. Quando a gente faz a releitura. Tarsila do Amaral, foi uma pintora, trazia em suas obras cores fortes, quebrou o padrão de sua época e virou uma pintora modernista”, destacou Gardênia Silva, professora.
“O trabalho foi desenvolvido depois de um mês e meio de trabalho, a professora trabalhou a alfabetização, trabalhou a pintura, o nome completo, biografia, a arte, onde os alunos se expressaram por meio da arte. E, ela conseguiu envolver os alunos da sala. As famílias participaram também porque as crianças mandaram vídeos fazendo esta produção em casa com as famílias”, disse Fabiana Lima, coordenadora da escola.



