A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia, realizou uma reunião de planejamento estratégico para fortalecer as ações da Busca Ativa Escolar, visando garantir o direito à educação de todas as crianças e adolescentes do município.
“A Busca Ativa é uma estratégia que busca reengajar as crianças e adolescentes, que por algum motivo abandonaram a escola. Então, a Busca Ativa tem duas opções de buscar este aluno. A metodologia de comunicação entre as redes intersetoriais, e também as plataformas da Busca Ativa e da Educação. A plataforma ajuda a encontrar este aluno, de qual escola, onde está matriculado e reengaja o aluno. Nós temos uma rede de proteção, e quando a gente encontra o aluno, acionamos a rede de proteção”, disse Francisca Viana, coordenadora Operacional da Busca Ativa Escolar de Caxias (MA).

O encontro realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia, contou com a participação de representantes das Secretarias Municipais de Saúde, Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa, além de outros órgãos da administração municipal, que também integram o esforço intersetorial para manter os estudantes na escola e reintegrar aqueles que estão fora da sala de aula.
“Para nós como secretaria é uma honra fazer parte desse projeto. E, nós temos uma coordenação dentro da secretaria, voltada para este cuidado das famílias atípicas, para que possamos acolhe-los e dá esse suporte às famílias. Afinal de contas, criança fora da escola não pode. O objetivo da Busca Ativa é esse, e nós temos este empenho de ir atrás dessas crianças, das famílias que têm crianças com deficiência fora da escola. Que por ventura tenha alguma dificuldade em relação à matrícula, para que a criança retorne e permaneça dentro da escola”, frisa Simone Neves, representante da Secretaria Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência.

Durante a reunião, foram discutidas ações conjuntas, definição de metas e alinhamento de responsabilidades de cada secretaria envolvida, reforçando a importância do trabalho colaborativo. A estratégia da Busca Ativa Escolar é uma ferramenta essencial para identificar, registrar e acompanhar casos de evasão escolar, promovendo uma resposta rápida e eficaz da rede pública.
“Para que a gente garanta a presença do aluno na escola, o assistente social faz este vínculo da família com a escola, para evitar esta evasão. E, no caso de evasão, o Assistente Social colabora levando a família até a escola, e garantindo a proteção desses alunos”, destaca Marilene Moraes, coordenadora do Plantão Socioeducacional.

A união das secretarias municipais é fundamental para enfrentar os múltiplos fatores que afastam as crianças da escola, como problemas de saúde, vulnerabilidade social e falta de acesso a serviços básicos. O objetivo é assegurar que todas as crianças e adolescentes tenham acesso à educação, com acompanhamento individualizado, apoio às famílias e políticas públicas integradas.
“A Busca Ativa Escolar vai se intensificar ainda mais. Nós queremos alunos alfabetizados, alunos com pensamento crítico. Então, fora da escola eles não vão ter isso. A orientação é que os professores e gestores façam a Busca Ativa. Hoje estamos aqui com segmentos de outras secretarias para que juntos possamos alcançar estes alunos, e não deixar este aluno fora da escola”, ressalta Alexsandra Maciel, secretária adjunta de ensino.

“A Busca Ativa é este esforço de toda a nossa equipe para resgatar as crianças que não estão na escola. Lugar de criança é na escola. Com isso, nós vamos proporcionar que os alunos tenham um ambiente acolhedor, o fardamento, a merenda de qualidade e os melhores professores. Além de irmos ao encontro das famílias, as famílias também podem ir às escolas mais próximas, ou virem aqui na educação também, a gente agradece. Nós também estamos ampliando, para as pessoas que já não são adolescentes para que voltem para a escola. Nós fizemos agora uma parceria com a Secretaria de Limpeza, onde nós vamos proporcionar aos Garis para que eles possam ir a escola, para aprender e estudar”, explicou Adenilson Dias, secretário municipal de Educação, Ciências e Tecnologia.




