Festival do Babaçu reúne 43 municípios e recebe o 6º Encontro de Artesãos do Maranhão

Mais de 40 cidades do Maranhão se reuniram para a 2ª edição do Festival do Babaçu e a 6ª edição do Encontro de Artesãos do Maranhão em Caxias. Os eventos tiveram seu ponto alto na Rua das Sombrinhas, com celebração cultural, de arte e talento maranhense.

Neta Pinheiro, presidente da Associação dos Artesãos de Caxias, ressaltou a conexão cultural e a importância do evento. “É um momento maravilhoso, de muita conexão, ancestralidade, cultura, visto que nós temos aqui representantes de todo o Maranhão, temos conosco aqui 43 municípios, cada um mostrando o que há de melhor. Temos o segundo Festival do Babaçu, que traz muitas atrações culturais, muita representatividade e muita valorização da quebradeira de coco”, disse.

Francyanne Barradas, da comissão organizadora, também destacou a culminância dos projetos realizados com os artesãos e as quebradeiras de coco. “O Festival do Babaçu é o momento em que nós temos a capacidade de mostrar todas as capacitações, todo o desenvolvimento que nós fazemos com as quebradeiras de coco das nossas comunidades. Assim também como o 6º Encontro Maranhense de Artesãos, temos aqui mais de 43 municípios que se conectam através da economia criativa”, frisou.

“O Encontro dos Artesãos surgiu de uma forma espontânea, nós fazíamos feirinha no nosso município, que é de Santa Rita, e de lá surgiu a ideia de fazer encontro com outros municípios. Já passamos por Santa Rita, o primeiro município a sediar o Encontro dos Artesãos, além de Rosário, Barreirinhas, Paço do Lumiar, e agora estamos em Caxias”, contou Concita Melo, organizadora do Encontro dos Artesãos Maranhenses.

Estandes com os mais variados produtos derivados da palmeira e do coco babaçu e artesanatos de todas as regiões do estado encantam os visitantes com sua diversidade e criatividade.

Ieda Freitas veio de São Luís para o evento e falou sobre a junção dos municípios. “É um momento muito importante porque há essa junção de todos os artesãos, e a gente consegue mostrar todos os nossos trabalhos, que são trabalhos feitos com as mãos e com muito amor. É uma conexão de vários municípios, viemos de São Luís, juntamos à conexão daqui de Caxias”, ressaltou.

“A gente está muito feliz de participar desse momento, do segundo Festival do Babaçu e do Encontro de Artesãos. Para nós é muito prazeroso estar aqui participando com outras artesãs, conhecendo produtos de outras e elas conhecendo também o nosso produto”, contou a artesã de Tutóia, Eurinete Conceição.

Kátia Neves, presidente da Federação das Associações e Cooperativas do Maranhão, frisou a importância da realização dos encontros dos artesãos. “A federação, junto com as associações, traz essa oportunidade de mostrar esses artesãos, pois muitos ficavam no anonimato, e isso nos fortalece”.

Além da exposição de produtos, os eventos também contam com uma programação que exalta a cultura do Maranhão, através da música e da dança. Dentre as atrações estiveram: o cantor Tássio Serejo, Tambor de Crioula da Soledade, Dança do Lili, performance ancestral com Tércia Maria e diversos outros artistas e grupos culturais.

O Festival do Babaçu e o Encontro de Artesãos Maranhenses tiveram três dias de duração, de 17 a 19, fortalecendo as comunidades locais, promovendo geração de renda e a preservação da identidade cultural do Maranhão.

“Juntamos os dois eventos, e é um momento muito especial, em que a gente vê tudo que o babaçu pode produzir. Um momento como esse em que as cidades do Maranhão puderam se encontrar aqui em Caxias”, finalizou Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Direitos Humanos e Política para as Mulheres.